O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. 6 encontro internacional cidade, contemporaneidade e morfologia urbana

6 encontro internacional cidade, contemporaneidade e morfologia urbana

  • 18:00 - 2 Outubro, 2017
6 encontro internacional cidade, contemporaneidade e morfologia urbana
6 encontro internacional cidade, contemporaneidade e morfologia urbana, design: edu rocha, 2017
design: edu rocha, 2017

Sobre o evento
O Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana (EICCMU) está promovendo a sua 6ª edição, reiterando os atravessamentos das diferentes abordagens acerca do urbanismo, sendo realizado com o apoio no edital AOE da FAPERGS desde sua primeira edição. Acontece entre os dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2017, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) Laboratório de Urbanismo (LabUrb), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A temática dessa edição é o [in]tangível.

Intangível é aquilo que não pode se ver, tocar, mas também é aquilo que permanece no tempo devido sua imaterialidade. O valor intangível pode ser atribuído aqueles processos ou práticas inovadoras dentro de uma sociedade que admite o indeterminado. Nos referimos aquelas práticas, representações, expressões, conhecimentos e habilidades; bem como ferramentas, artefatos, objetos e espaços culturais associados; que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos, reconhecem como parte do seu patrimônio cultural. O patrimônio imaterial fornece um sentido de identidade e continuidade, e incentiva o respeito à diversidade cultural, a criatividade humana, o desenvolvimento sustentável, além do que um respeito mútuo entre as próprias comunidades e os indivíduos envolvidos.

O 6 EICC tem como objetivo geral: conhecer as manifestações urbanas encontradas na cidade da contemporaneidade, a partir do cruzamento de fronteiras e do habitar novos territórios (in)tangíveis. Como objetivos específicos enfatizamos: divulgar e auxiliar as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da FAUrb/UFPel, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/FAUrb/UFPel), Linha de Pesquisa Urbanismo Contemporâneo, referentes a temática do encontro; realizar a interação entre os diversos grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, participantes do evento; compreender por meio de oficinas, novas metodologias aplicáveis às cidade e (in)tangíveis na contemporaneidade.

Destacando-se as seguintes contribuições para a sociedade: a) avanços na área de cadastro e mapeamento de configurações complexas: com os resultados obtidos no evento será possível aproximar e levar em consideração nas pesquisas tradicionais do campo do planejamento urbano e regional, dados que até então não eram computados, como: as ocasionalidades, as usos informais, as culturas e sociedades menores, os (in)tangíveis, entre outros; b) produção local de metodologia e tecnologia: será sistematizada durante o processo de oficinas uma ação metodológica “nova”, que aliada a outras que já fazem parte do repertório dos estudos de planejamento urbano e regional possibilitará sua reprodução por órgãos públicos e outros centros de pesquisa e; c) produção de conhecimento sobre a cidade (in)tangível: a partir da relação do encontro com outros centros de pesquisa, a investigação trará avanços para o campo das ecologias urbanas que se ocupam das problemáticas da superurbanização e do ambiente em geral.

Serão aceitos resumos expandidos (português e espanhol), até 6/11/2017 para serem apresentados nas seguintes Sessões Temáticas: 1. Morfologia Urbana: estudos sobre a forma, estruturas e transformações da cidade; 2. Cartografia Urbana: leituras sensíveis da experiência, intervenção e apropriação da cidade e; 3. Teoria Urbana: estudos críticos e históricos sobre o desenvolvimento e planejamento urbano e regional.

Mais informações sobre o evento em: https://www.facebook.com/6EICCMU/ e histórico do evento em: http://wp.ufpel.edu.br/cmu

Palavras-chave: morfologia urbana, urbanismo contemporâneo, planejamento urbano e regional, cartografias urbanas.

  • Título

    6 encontro internacional cidade, contemporaneidade e morfologia urbana
  • Tipo

    Evento
  • Website

  • Organizadores

  • De

    06 de Dezembro de 2017, 13:30
  • Até

    08 de Dezembro de 2017, 21:00
  • Onde

    FAUrb/UFPel/ Rua Benjamin Constant, 1359, Pelotas, RS, Brasil
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "6 encontro internacional cidade, contemporaneidade e morfologia urbana" 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880811/6-encontro-internacional-cidade-contemporaneidade-e-morfologia-urbana> ISSN 0719-8906