Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter

Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 2 de 20Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 6 de 20Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 7 de 20Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 5 de 20Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos Responsáveis: LPO architects, Kristine Jensens Tegnestue
  • Engenharia Estrutural: Dr.Ing. A. Aas-Jacobsen AS Electrical: ElectroNova AS
  • Civil, Solo E Levantamentos: NGI (Norges Geotekniske Institutt)
  • Gerenciamento De Projeto: Bjørvika Infrastruktur AS
  • Construtora: AF Anlegg Oslo
  • Construção: Dr. tecn. Olav Olsen AS
  • Paisagismo: Norconsult AS, Grindaker AS
  • Iluminação: Halvor Næss Belysningsdesigner, iGuzzini Norge AS.
  • Cidade: Oslo
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 5 de 20
© MK AS

Descrição enviada pela equipe de projeto. A parte do meio do cais de Sørenga tem uma nova área de parque que se estende para uma praia. Ao redor do pântano inteiro, um novo passeio do porto culmina e se estende para um píer flutuante de madeira com pranchas de mergulho, uma piscina de 50 metros com raias e uma piscina de água do mar de 200 metros quadrados - que está exposta ao fiorde e tem uma ampla vista para a ilha de Hovedøya e sobre o centro da cidade, com a nova área de Barcode e a Ópera de Oslo. As novas áreas oferecem oportunidades para atividades relacionadas à água no verão e estão em uso como área recreativa ao longo do ano. A piscina de 50 metros permite treinamento e competições, e há uma torre de mergulho, assentos e chuveiros ao ar livre. A estrutura flutuante e todos os elementos são cobertos por um deck de madeira, uma materialidade que liga o passeio do píer e do porto em conjunto.

Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 16 de 20
Planta

A ideia de um parque público e flutuante foi parte fundamental do plano diretor e do concurso de design do cais Sørenga, vencido em 2005 pelos arquitetos LPO (Oslo) e arquiteto Kristine Jensens Tegnestue (Aarhus). A nova habitação no cais requer proteção contra impactos por um acidente improvável, mas possível, do navio. A solução técnica era tornar as águas mais rasas perto do cais, o que permitia a nova praia. O conceito para o parque é uma divisão entre o lado do solo e uma estrutura flutuante, de tal forma que a água se torna a parte mais ativa do parque. A superfície de madeira do píer é um grande espaço aberto, com uma expressão áspera e robusta, e se destina a refletir elementos de antigas estruturas portuárias.

Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 4 de 20
© Tove Lauluten

As novas áreas recreativas no cais de Sørenga destinam-se tanto aos novos habitantes quanto à cidade como um todo. As piscinas da praia e do mar tornaram-se um novo destino recreativo muito popular em uma parte de Oslo que está em grande transformação e para um centro da cidade que não tem contato físico com o mar.

Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 2 de 20
© MK AS
Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 19 de 20
Detalhe
Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 9 de 20
© Tove Lauluten

O píer é uma estrutura de concreto revestida de madeira, com 190 metros de comprimento por 28 metros de largura. Pesa 4650 toneladas e tem cerca de 3700 metros quadrados. Dentro do concreto existem 5800 cubos de poliestireno resistente à água. O parque e o passeio são universalmente concebidos em termos de materialidade, transições de gradiente de rampas e opções de orientação. Todas as áreas cobertas de madeira são de Kebony, uma tecnologia desenvolvida na Noruega. Kebony é um processo ecológico, patenteado, que melhora as propriedades da madeira macia sustentável com um líquido biológico. O processo modifica permanentemente as paredes das células de madeira, oferecendo características de madeira de alta qualidade Kebony e uma rica cor marrom. Ao longo do tempo, a superfície desaparece, mas mantém suas propriedades técnicas.

Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter - Imagem 13 de 20
© Tove Lauluten

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oslo, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter" [Sørenga Sjøbad / LPO arkitekter] 05 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880779/sorenga-sjobad-lpo-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.