Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa D / KIENTRUC O

Casa D / KIENTRUC O
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 27

Ho Chi Minh, Vietnã
  • Arquitetos: KIENTRUC O
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  775.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Hiroyuki Oki
  • Lead Architect: Đàm Vũ
  • Design Team: An-Ni Lê, Dân Hồ, Tài Nguyễn, Duy Tăng, Nhung Hồ
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em que medida a arquitetura de uma casa se estabelece em um contexto contemporâneo em constante mudança?

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Perspectiva
Perspectiva
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

A sociedade em acelerada mudança coloca a arquitetura num ponto onde tem rapidamente que se adaptar às demandas de novas funções ou comercialização, e a frequência de mudanças é tanto ambígua quanto persistente. Se um local é definido apenas pelo foco nos valores, em que medida a casa vai dar suporte à realidade ambivalente de funções e valores econômicos, enquanto mantém seus valores arquitetônicos?

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Testemunhando o curso de alterações, os arquitetos deste projeto foram confrontados com uma questão aberta de como uma casa poderia crescer, ponderando qual parte é o núcleo e manterá as intenções arquitetônicas do projeto, enquanto o restante permanece livre para modificações.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Axonométrica
Axonométrica
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Encarregados em reformar a casa de um amigo, os arquitetos de KIENTRUC O optaram para preencher o contexto ao subtrair o terreno com um vazio. Uma antiga casa em estilo colonial com mais de 70 anos instalada e uma das vias mais movimentadas no coração da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. A casa original é feita em tijolos e foi expandida utilizando estrutura metálica.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Confrontada com o constante caos da cidade, a casa justapõe o seu contexto urbano ao se introverter através de subtração espacial, criando um vazio interno que a afasta de seu contexto ruidoso e criando um pátio interno. De geometria elíptica, o vazio percorre o lado mais comprido do terreno em direção à estrutura metálica posterior, continuando até a cobertura. A abstração espacial da geometria do vazio é materializada.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Cortesia de KIENTRUC O
Cortesia de KIENTRUC O
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

A arquitetura tem mudado desde sua comercialização. Não apenas transmite a estética como costumava ser, mas é cada vez mais comercial construída, cuja lógica em algum momento no futuro expirará. À medida que o vazio permanece em silêncio, afastado de distrações do entorno, representa a encarnação da pureza da emoção, desencadeando uma sensação de sutileza na compreensão vietnamita da natureza, apesar da ambiguidade da função programática no projeto.

Originalmente publicado em Setembro 27, 2017

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa D / KIENTRUC O" [D House / KIENTRUC O] 23 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880309/casa-d-kientruc-o> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.