Residência Adrogue Chico I / Jorgelina Tortorici

Residência Adrogue Chico I  / Jorgelina Tortorici - Mais Imagens+ 30

Adrogué, Argentina
  • Arquitetos: Jorgelina Tortorici; Jorgelina Tortorici
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carpreal
  • Arquitetos Associados: Nicolás Lanza, Alejo Fernández
  • Engenheiro: Claudio Iannece
  • Cidade: Adrogué
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Kulekdjian

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um bairro de Adrogue projetamos uma residência com a premissa de criar um único espaço "central" desde onde se pudesse entender toda a casa. Criar uma planta livre com continuidade interior-exterior e ventilação cruzada. 

© Federico Kulekdjian

Geramos um pátio de acesso para hierarquizar a entrada, isolar a sala de estar e jantar dos limites do terreno, fazendo-o parecer flutuar. Uma vez dentro, desde o pé-direito duplo, é possível entender de forma muito simples todo o programa da residência.

Uma barra lateral que agrupa a área privada libera o térreo permitindo vistas cruzadas e desfaz os limites em relação ao exterior. No nível superior, os dormitórios-estúdios integram-se ao pé-direito alto e vinculam, desta forma, o térreo com o primeiro pavimento, criando um pé-direito em "L".

Planta - Térreo
© Federico Kulekdjian

O recurso da utilização da insolação para cada setor, assim como a ventilação dos mesmos, é uma constante em todos os espaços da casa para a economia de energia, por isso, entendemos que esse espaço central configuraria o microclima da residência. Em direção às laterais, a residência se fecha em busca de maior intimidade e se aproxima do conceito de limite da empena. 

Esquema
Fachada Lateral

VOLUMETRIA / PROGRAMA

O projeto pode ser sintetizado como um elemento invertido que descansa em duas divisórias elevadas que conformam as laterais, criando um pórtico que envolve o vazio central da casa.

A este vazio soma-se, no térreo, um volume de tijolo à vista que veda a habitação principal e o banheiro.

© Federico Kulekdjian

No primeiro pavimento, o entrepiso em forma de "L" abriga, de um lado, os dormitórios para hóspedes e, do outro, um estúdio de margeia o mezanino. 

© Federico Kulekdjian

As divisórias de concreto se sobressaem para frente e sustentam nos seus extremos uma pele metálica. Como uma cortina exterior, elas se afastam da fachada de altura dupla e criam um espaço de transição no acesso, um hall de entrada verde. 

Corte 2
Planta - Superior

A intimidade desta fachada está protegida por um muro baixo que parece flutuar frente ao pátio tropical que esconde. O mesmo é rompido na esquina e continua ao longo de toda a lateral contendo o espaço da cozinha. 

Detalhe Pele
© Federico Kulekdjian

A fachada noroeste dos dormitórios encontra-se protegida por persianas móveis de chapas perfuradas.

Detalhe Persianas
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

O projeto de interiores também foi feito pelo mesmo estúdio, tendo como premissa a utilização de materiais naturais nobres onde os tons neutros acompanharão e potencializarão os espaços. A unidade da proposta se verifica na escassa variedade de materiais e cores. 

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Adrogue Chico I / Jorgelina Tortorici" [Casa Adrogue Chico I / Jorgelina Tortorici] 27 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880263/residencia-adrogue-chico-i-jorgelina-tortorici> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.