O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Holanda
  5. Mezzo Atelier
  6. 2017
  7. Locanda / Mezzo Atelier

Locanda / Mezzo Atelier

  • 09:00 - 23 Setembro, 2017
Locanda / Mezzo Atelier
Locanda  / Mezzo Atelier, © Filippo Poli
© Filippo Poli

© Filippo Poli © Filippo Poli © Filippo Poli © Filippo Poli + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Jordaan, Amsterdã, Holanda
  • Equipe

    Joana de Oliveira, Giacomo Mezzadri
  • Área

    50.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mezzo Atelier regressou à Holanda, país em que ambos os sócios iniciaram as suas carreiras, para criar o projecto de arquitectura e interiores da Locanda, um Bistro italiano no bairro Jordaan, em Amsterdão.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Seguindo uma trajetória das escolas holandesas de estúdios como Droog Design ou Atelier van Lieshout, que desenham, criam e produzem seus projetos de forma autônoma, os arquitetos criaram e construíram a maioria dos móveis e elementos arquitetônicos da Locanda em seu estúdio no norte da Itália, para depois os montaram no local.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Tradicionalmente, uma “Locanda” era uma “tasca / boteco” onde viajantes também poderiam passar a noite. Isso traduzia-se em comida simples e honesta, sempre feita com os melhores ingredientes, com respeito pela tradição e numa atmosfera acolhedora e familiar.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Tentando evitar os clichés de restaurantes  italianos no estrangeiro, os arquitetos, juntamente com o cliente e o estúdio de design gráfico No-Rocket, trabalharam para criar uma identidade forte, que poderia refletir os princípios da "Locanda" de forma contemporânea e fresca. Não esquecendo contextualiza-la numa cidade cosmopolita e informal como Amsterdão.

Axonométrica
Axonométrica

A re-visitação proposta traduz-se num espaço onde as pessoas podem se sentir em casa em um ambiente relaxado, saboreando as melhores iguarias italianas e valorizando a excelência da cultura artesanal, da “slow food”, passando pelos móveis artesanais e design gráfico gestual. Apesar da area ser pequena, os arquitetos propuseram criar diferentes zonas para conseguir uma maior flexibilidade de uso, desde a sala de jantar clássica até um bar casual durante a noite.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

O espaço do piso térreo em forma de "L", acusando muitas sobreposições de materiais das antigas propriedades, foi desmantelado para deixar visível o seu esqueleto. O piso, ja gasto, de concreto industrial pintado, foi lixado e envernizado, deixando as marcas de seus usos anteriores. Os novos materiais adicionados eram essencialmente madeira de carvalho, contraplacado, aço e vidro, o que trouxe calor e um caráter artesanal para o espaço.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Dois tipos de cadeiras em madeira de carvalho e aço natural, foram criadas pelo Mezzo Atelier para o bistrô. Os elementos metálicos dobrados unem as peças de madeira tornando muito simples a montagem no local. Seguindo uma nova paleta de cores, tampos das mesas em cimento colorido e resina epóxi, foram feitos sob medida em Milão pelo estúdio Leftover. Em contraste, em um nicho mais aconchegante, um carpinteiro italiano criou os tampos de madeira maiores. Tábuas antigas de carvalho foram reutilizadas, trazendo à Locanda, as lembranças das reuniões familiares em torno de uma mesa antiga. Iluminando este recanto, existem três luminárias pendentes brancas em metal também do studio e um painel de contraplacado perfurado que cobre uma parede, é usado para pendurar plantas e objetos.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

O balcão, realizado em aço, compensado e mármore preto, isolou a área de serviço, adicionando espaço de armazenamento para garrafas em prateleiros altos, visíveis através de um vidro acetinado e linhas diagonais de aço. A parede que segue as escadas ao andar de baixo para os banheiros e a cozinha, pintada com um tom de tijolo, lembra as caves italianas tradicionais.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

O designer Francesco Zorzi, responsável pelo design visual da Locanda, também criou uma pintura mural com uma interpretação contemporânea da cultura alimentar italiana.

© Filippo Poli
© Filippo Poli

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Mezzo Atelier
Escritório
Cita: "Locanda / Mezzo Atelier" 23 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880004/locanda-mezzo-atelier> ISSN 0719-8906