Curso livre: “Política metropolitana: método, conceitos, alcance”

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – promove o Curso Livre “Política Metropolitana: Método, Conceitos, Alcance” no período de 03 a 31 de outubro, com os professores Carolina Heldt (Organizadora), Luciana Royer (Convidada) e Fernando de Mello Franco (Convidado).

O curso pretende analisar as perspectivas ao desenvolvimento urbano metropolitano a partir da reflexão sobre o método, os conceitos e o alcance da política metropolitana. Será desenvolvido em três módulos:
Módulo 1: PLANEJAMENTO E INSTRUMENTOS METROPOLITANOS
Prof. Org. Carolina Heldt
Módulo 2: TERRITÓRIO E PROJETO METROPOLITANOS
Prof. Convidado Fernando de Mello Franco
Módulo 3: GOVERNANÇA E FINANCIAMENTO METROPOLITANOS
Prof. Convidada Luciana Royer

O objetivo é desenvolver uma reflexão analítica da política metropolitana observando (1) o sistema de planejamento territorial urbano e as novas perspectivas derivadas do incremento dos dispositivos de PLANEJAMENTO e INSTRUMENTOS metropolitanos apresentados pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/ 2015); (3) as virtualidades da definição das dinâmicas especificamente metropolitanas, refletidas no macrozoneamento da ação da política metropolitana, com base no reconhecimento do TERRITÓRIO e PROJETOS metropolitanos; (3) os desafios e estratégias de viabilização de programas e projetos de interesse metropolitano conforme o arcabouço urbanístico, jurídico, institucional e financeiro no Brasil para a GOVERNANÇA e FINANCIAMENTO da política metropolitana.

Os estudos de caso, especialmente o caso da Região Metropolitana de São Paulo, permitirão exemplificar um campo específico de ações e programas de interesse metropolitano, para a problematização do escopo do planejamento e instrumentos, articulados à identificação do conjunto de agentes públicos e privados implicados nas ações metropolitanas, em função de responder aos problemas de natureza da governança e financiamento em função do território e projetos da política metropolitana.

O curso é voltado a pesquisadores, profissionais, estudantes e gestores com interesse no tema do Planejamento, Instrumentos, Governança, Financiamento, Território e Projetos Metropolitanos. As inscrições estão abertas até dia 02 de outubro no site da Escola da Cidade (www.escoladacidade.edu.br).

O Programa do Curso na íntegra, com a apresentação dos objetivos, ementa, método, conteúdos dos módulos e bibliografia do curso está disponível em: http://www.escoladacidade.org/curso-livre-politica-metropolitana-metodo-conceitos-alcance/

Data: 03.10 a 31.10
Horário: terças e Quintas, das 20h30 às 22h30
Inscrições: até 28.09 no site www.escoladacidade.edu.br [ch3]
Local: Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65)
Valor: R$360,00 (alunos e colaboradores) e R$400 para público externo.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso livre: “Política metropolitana: método, conceitos, alcance”" 19 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879922/curso-livre-politica-metropolitana-metodo-conceitos-alcance> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.