O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Seminário "A Cidade e a Água

Seminário "A Cidade e a Água

  • 18:00 - 19 Setembro, 2017
Seminário "A Cidade e a Água
Seminário "A Cidade e a Água

Em dois dias de programação, seminário discutirá a recuperação dos rios urbanos; evento contará com participação de Ginés Garrido, do projeto Madrid Río

São Paulo, setembro de 2017 – Em dois dias de programação, a plataforma de discussão sobre as cidades Arq.Futuro (www.arqfuturo.com.br) promoverá o seminário “A Cidade e a Água”, no Itaú Cultural (25) e no Insper (26), com entrada gratuita. O evento é realizado em parceria com o Por Quê? Economês em bom português (www.porque.com.br), com o Insper (www.insper.edu.br) e com o projeto “Vamos limpar o rio?” (www.vamoslimparorio.minhasampa.org.br), que busca promover a recuperação das águas urbanas e a criação de espaços de fruição em seu entorno.

O primeiro dia de debates, cujo tema é “Novos espaços de fruição para a cidade: a recuperação dos rios e requalificação do entorno”, concentrará apresentações em que se enfatizam os aspectos de projeto urbanístico e gestão. Ginés Garrido falará sobre o projeto Madrid Río, que consistiu na recuperação do entorno do rio Manzanares, em Madri, onde existiam vias expressas como as marginais de São Paulo e hoje há um grande parque linear. A representante da WRG 2030, Stela Goldenstein, apresentará o estudo pioneiro que desenvolveu sobre a despoluição do córrego Jaguaré, um importante afluente do rio Pinheiros, em São Paulo. Também teremos apresentações de Ricardo Toledo Silva, da Secretaria de Energia e Mineração e professor da FAU USP, sobre o Programa Pinheiros Limpo, e de Danilo Igliori, chairman do DataZAP e professor da FEA USP, sobre o potencial de valorização imobiliária do entorno dos rios com a sua recuperação.

Já no segundo dia, as águas urbanas serão discutidas pela ótica econômica, a partir do tema “A tarifa dos serviços de abastecimento de água: caminhos para viabilizar a despoluição dos rios”. O assunto será abordado por Américo Sampaio, da Secretaria de Saneamento e Recursos, que apresentará os resultados de uma pesquisa sobre as tarifas cobradas em municípios de São Paulo não atendidos pela Sabesp. Em seguida, Frederico Turolla, coordenador do Projeto RegulaSan e sócio da Pezco Economic and Business Intelligence, falará sobre a regulação subnacional dos serviços de saneamento e o seu potencial, e trará experiências de como agências de municípios, consórcios públicos e Estados podem contribuir para o saneamento e a sustentabilidade e Mauro Rodrigues, professor da FEA USP e economista do Por quê?, apontará a lógica econômica por trás do sistema de cobrança e ampliação de investimentos. Após o intervalo, Jerson Kelman, presidente da Sabesp, explicará como o atual sistema de tarifas de água e esgoto reflete os serviços prestados e como um aumento tarifário poderia financiar a expansão do sistema de saneamento e despoluição dos rios; após sua apresentação, João Paulo Capobianco, do Instituto Democracia e Sustentabilidade, examinará as tarifas como instrumento para universalização do saneamento e conservação dos mananciais.

Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Para se inscrever, basta acessar https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScneaNb6WtIIT1UuPYR1vusPX6icjv-MPFLvRfpkDBYrrT6Mg/viewform.

Durante os dias 25 e 26 de setembro, o arquiteto Ginés Garrido fará visitas para entender a realidade e desafios enfrentados para a despoluição e requalificação do entorno dos rios em São Paulo. Abaixo a agenda:

DIA 25/9

10h - Visita à Usina Elevatória da Traição (Avenida Alcides Sangirardi, 301, Cidade Jardim)

DIA 26/9

15h - Visita ao córrego do Sapé (Rua Doutor Bernardo Guertzenstein, 1-9, Jardim Sarah, ao lado da UBS Malta Cardoso). Iniciativa de revitalização do córrego ao lado da Favela do Sapé, que não tinha rede de esgoto. Lá viviam 2.500 famílias, com péssimas condições sanitárias. Foram realizados um projeto de urbanização pela Secretaria de Habitação e o projeto Córrego Limpo, uma parceria da Sabesp com a Prefeitura de São Paulo.

SEMINÁRIO “ARQ.FUTURO | A CIDADE E A ÁGUA”

DIA 1 | NOVOS ESPAÇOS DE FRUIÇÃO PARA A CIDADE: A RECUPERAÇÃO DOS RIOS E REQUALIFICAÇÃO DO ENTORNO

Data: 25 de setembro
Horário: 14h - 18h
Local: Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP

Programação:

14h Abertura
Tomas Alvim // Arq.Futuro e Priscila Borin Claro // Insper
14h15 Revitalização do Rio Manzanares (Projeto Madrid Río)
Ginés Garrido // Burgos & Garrido Arquitectos
15h Projeto Jaguaré
Stela Goldenstein // 2030 Water Resources Group
15h40 Programa Pinheiros Limpo
Ricardo Toledo Silva // Secretaria de Energia e Mineração
16h10 Impacto da recuperação do rio na valorização imobiliária
Danilo Igliori // FEA USP e DataZAP
16h40 Coffee Break
17h Debate
Ginés Garrido, Danilo Igliori e Ricardo Toledo Silva
Mediação Stela Goldenstein
18h Encerramento

DIA 2 | A TARIFA DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: CAMINHOS PARA VIABILIZAR A DESPOLUIÇÃO DOS RIOS

Data: 26 de setembro
Horário: 9h - 13h
Local: Insper
Endereço: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia, São Paulo – SP

Programação:

9h00 Abertura
Tomas Alvim // Arq.Futuro e Priscila Borin Claro // Insper
9h15 A situação econômico-financeira do saneamento de pequenos municípios do Estado de São Paulo
Américo Sampaio // Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
9h35 A regulação subnacional dos serviços de saneamento e o seu potencial
Frederico Turolla // Coordenador do Projeto RegulaSan e sócio da Pezco Economic and Business Intelligence
10h15 Análise econômica
Mauro Rodrigues // Por Quê? e FEA USP
10h35 Coffee Break
10h50 Tarifa dos serviços de água e esgoto e a despoluição dos rios
Jerson Kelman // Sabesp
11h20 Tarifa como instrumento para a universalização do acesso e conservação dos mananciais
João Paulo Capobianco // Inst. Democracia e Sustentabilidade
11h40 Debate
Jerson Kelman e João Paulo Capobianco
Mediação Vinícius Carrasco
12h40 Encerramento

Sobre o Vamos Limpar o Rio?

Os rios são as artérias da cidade. E eles estão doentes. É fácil apontar as causas: o crescimento desordenado, a omissão dos governantes, o conformismo dos cidadãos. Os rios sem vida são uma violência contínua a todos, um problema eternizado e equivocadamente compreendido como irreversível.

Mas a gente acredita que a limpeza dos rios é possível. Mais que isso: esta é a causa mais urgente da cidade. A iniciativa é, também, uma convocação: vamos limpar o rio?

O projeto pretende atuar em três frentes: com o poder público, cobrando gestores de todos os cargos e lembrando suas responsabilidades – principalmente o fato de que este é um projeto de longo prazo, que não pode ficar preso a uma administração ou mandato; com a sociedade, desenvolvendo um trabalho estratégico de comunicação e educação cidadã focado no engajamento e na transformação da relação com os rios; e com a iniciativa privada, conscientizando e envolvendo empresas em ações de sustentabilidade.

Nenhuma política pública terá resultado se as pessoas não assumirem sua parte, atuando na transformação do território urbano, ocupando espaços públicos e usufruindo da presença da água e da natureza na cidade. A água é um bem urbano essencial que deve ser protegido, valorizado e defendido. Limpar o rio significa investir na autoestima e na qualidade de vida de toda a população.

Este é um projeto para todos os que vivem e constroem nossa metrópole. Outras cidades já provaram que esse sonho é possível. Agora é a nossa vez. Vamos limpar o rio.

Vamos Limpar o Rio? é um convite. É um projeto colaborativo e aberto. É de toda a cidade.

Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br

O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre as cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua em projetos de regeneração territorial e urbana. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; e caminhos para promover a construção do novo. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade e os espaços públicos.

Sobre o Por quê? - www.porque.uol.com.br

O Por quê? produz conteúdos explicativos sobre economia em vídeo (filmagem e animações gráficas), áudio e texto. Traduzimos o economês em diferentes meios para sermos tão versáteis quanto o público brasileiro, tão heterogêneo em vários aspectos. Nossa proposta é tirar as dúvidas de qualquer um, independentemente do nível de conhecimento. Com bom humor e fugindo dos jargões acadêmicos, mas sem perder a precisão, mostramos que raciocinar economicamente é bem mais fácil do que parece. Promovemos palestras e debates que podem ser acompanhados presencialmente ou ao vivo em nossos canais, dos quais participam economistas de nossa equipe e convidados. Entre eles, outros especialistas da área econômica e representantes de outros setores relacionados – como política, saúde, educação e direitos humanos.. Os eventos também estão arquivados para acesso permanente em nossa plataforma.

Sobre o Insper - www.insper.edu.br

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. Tem como missão ser um centro de referência, explorando as complementaridades dessas áreas, e contribuir para o debate público qualificado. Suas atividades de ensino abrangem cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharias), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação para Executivos (programas de curta e média duração, customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, a instituição atua por meio de centros de pesquisa que reúnem acadêmicos em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas (CPP), finanças (CeFi) e negócios, além de centros que promovem o empreendedorismo (CEMP) e a liderança e inovação (CLI). Por meio de Cátedras, o Insper também promove parcerias com instituições para a realização de pesquisas, eventos e atividades acadêmicas em áreas específicas do conhecimento. Em 2017, o Insper recebeu a creditação EQUIS e passou a pertencer ao seleto grupo de menos de 1% das escolas de negócios do mundo que possui a chamada Triple Crown (EQUIS, AACSB e AMBA).

  • Título

    Seminário "A Cidade e a Água
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

  • De

    25 de Setembro de 2017, 14:00
  • Até

    26 de Setembro de 2017, 12:30
  • Onde

    Itaú Cultural e Insper
  • Endereço

Veja mais:

Eventos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário "A Cidade e a Água" 19 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879920/seminario-a-cidade-e-a-agua> ISSN 0719-8906