Residência E20 / STEIMLE ARCHITEKTEN BDA

Residência E20  / STEIMLE ARCHITEKTEN BDA - Mais Imagens+ 26

Pliezhausen, Alemanha
  • Arquitetos: STEIMLE ARCHITEKTEN BDA; STEIMLE ARCHITEKTEN BDA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  376
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brigida González
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Bulthaup, Duravit, Eisele Möbel + Innenausbau, Gaggenau, Gruppo Ceramiche Ricchetti Spa, JUNG, Jaso, Josko, Liebherr, Nimbus Group, Pamalux Leuchten Produktions, Rüegg Cheminée, TECE, Thomas Müller Bauunternehmen, iGuzzini, next home collection
© Brigida González

Descrição enviada pela equipe de projeto. A impressionante residência monolítica em concreto está localizada em uma tranquila rua com pouco trânsito no vilarejo de Pliezhausen, aproximadamente 30 km ao sul da cidade de Stuttgart, na Alemanha.

© Brigida González
© Brigida González
Planta 00
© Brigida González
Planta 01

Frente à rua, o novo edifício apresenta apenas algumas aberturas que parecem cortadas profundamente na sólida parede externa de concreto. Enquanto a casa com formato de diamante ainda se relaciona com o contexto existente do entorno devido à suas laterais paralelas e alongadas, o volume contrasta com os edifícios vizinhos em virtude de suas extremidades formados por suas laterais menores. É esta disposição oblíqua das fachadas que permite que o edifício se abra para os espaços externos e ofereça aos seus habitantes vistas impressionantes ao longe. Um gablete convencional na cobertura e a suave inclinação do terreno reforçam o efeito escultural e angular da casa, projetada em uma planta hexagonal.

Ao entrar na casa pela porta cortada na massa sólida de concreto, o primeiro ambiente é o do jardim. A partir daqui, uma escada leva ao nível residencial. Esta área de entrada se transforma em um espaço que se abre para o alto, mas é claramente delimitada pelos múltiplos planos da forma da cobertura: à medida que se caminha através da casa, constrição e expansão, fechamento e abertura entram em um emocionante diálogo e em constante mudança. As aberturas colocadas horizontalmente na envoltória de concreto de 50 cm de espessura criam uma visão emoldurada da paisagem do entorno. Todos os ambientes da casa estão relacionados com sua volumetria: a disposição trapezoidal das paredes produz uma diversidade de novas relações espaciais que têm um caráter especial induzido pelas superfícies do teto inclinado. Os dormitórios para as crianças e os pais são adjacentes ao espaço de estar e, como paralelogramos opostos, dividem o plano aberto em áreas para a cozinha e a sala de jantar. O resultado é uma casa sensível e de atmosfera densa.

© Brigida González
Corte
© Brigida González

Em seu minimalismo e robustez, o concreto é uma envoltória monocromática e massiva, que define a essência da casa tanto interna como externamente. Graças às formas de madeira utilizadas na concretagem, a superfície externa tem aparência de uma textura sólida, de um fechamento protetor. Nos interiores, as superfícies são lisas e suaves, em contraste com os tons quentes do mobiliário e demais elementos em madeira de carvalho.

© Brigida González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência E20 / STEIMLE ARCHITEKTEN BDA" [E20 Private Residence / STEIMLE ARCHITEKTEN BDA] 25 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879885/residencia-e20-steimle-architekten-bda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.