O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica

Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica

Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica
Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica, © S. Anirudh
© S. Anirudh

Esta instalação é uma tentativa feita sob medida para simplificar e reinterpretar o conceito de ar condicionado, entendendo que as soluções padronizadas podem não ser universalmente aplicáveis, dadas as restrições de custo e entorno. Usando tecnologias computacionais, a equipe do Ant Studio reinterpretou as técnicas tradicionais de refrigeração evaporativa para construir um protótipo de cones de argila cilíndrica, cada um com um design e tamanho personalizados.

© S. Anirudh © S. Anirudh © S. Anirudh © S. Anirudh + 17

Descrição dos arquitetos. Os verões indianos são desafiadores, e especialmente em um local de trabalho que tem proximidade com um gerador. Não só os empregados perdem entusiasmo e produtividade, o calor excessivo pode afetar a saúde e o bem-estar. A Deki Electronics enfrentava esse problema; no entanto, grandes e caros sistemas de ar condicionado não eram uma opção. A demanda exigia uma solução econômica, eficiente em energia e robusta.

© S. Anirudh
© S. Anirudh

A equipe encontrou a resposta a este desafio numa técnica tradicional e sabedoria antiga - Resfriamento por evaporação - reduzindo as temperaturas usando água e algum material local - Um sabedoria que remonta ao período egípcio.

Ele permite uma alternativa de manutenção, sustentabilidade e baixo custo, usando o porus terracotta como um meio de permuta de calor, tocando nas propriedades de refrigeração da água, convertendo o ar quente dos conjuntos genéricos em uma brisa agradável.

"Como arquiteto, queríamos encontrar uma solução ecológica e artística e, que ao mesmo tempo, evoluísse métodos artesanais tradicionais", disse Monish Siripurapu, fundador da Ant Studio.

© S. Anirudh
© S. Anirudh

O trabalho

Os cones de argila foram usados para criar o protótipo. O design e o tamanho dos componentes cônicos foram personalizados através de análises computacionais avançadas e técnicas modernas de calibração. A espessura e o comprimento do material foram modificados com análises CFD.

O uso de cones cilíndricos proporcionaram uma superfície maior para maximizar o efeito de resfriamento. A temperatura do fluxo de ar ao redor da instalação foi registrada. Observou-se que o ar quente que entrava na instalação estava acima de 50 graus Celsius a uma velocidade de 10 metros por segundo.

© S. Anirudh
© S. Anirudh

A água reciclada da fábrica à temperatura ambiente foi posta a correr na superfície dos cilindros. Este processo arrefeceu o ar quente que passa pelos vasos de barro. Observou-se que depois de atingir o efeito de resfriamento, a temperatura em torno da configuração caiu para 36 graus Celsius enquanto a temperatura externa permaneceu alta em 42 graus Celsius. E o fluxo de ar foi gravado como 4 metros por segundo.

Embora a água reciclada possa precisar de manutenção regular para limpar os poros na superfície exterior, é recomendável uma água regular para o desempenho a longo prazo.

© S. Anirudh
© S. Anirudh

"Eu acredito que esta experiência funcionou bastante bem. As descobertas desta tentativa abriram muito mais possibilidades, onde podemos integrar esta técnica com formas que poderiam redefinir a maneira como olhamos para os sistemas de resfriamento, um componente necessário, porém ignorado, da funcionalidade de um edifício. Toda instalação pode ser tratada como uma peça de arte ", explicou Monish.

© S. Anirudh
© S. Anirudh

Não só esta instalação resolve o problema com a maior simplicidade, Ant Studio vê isso como uma solução técnica e funcional escalável, bem como uma instalação artística. "O perfil circular pode ser transformado em uma interpretação artística enquanto as águas que caem proporcionam um ambiente reconfortante. Isso, misturado com a sensação da água no barro, permite que ele funcione em qualquer ambiente mesmo com a menor brisa. Dito isto, há muitas fábricas em toda a Índia que enfrentam uma questão semelhante e esta é uma solução que pode ser facilmente adotada. Uma multiplicação generalizada deste conceito pode até ajudar os oleiros locais".

Diagrama
Diagrama

Arquitetos: Ant Studio
Localização: Nova Deli, Índia
Equipe: Monish Siripurapu, Abhishek Sonar, Atul Sekhar, Sudhanshu Kumar
Cliente: Deki Electronics, Noida, Uttar Pradesh
Fotografias: S. Anirudh

Cita: AD Editorial Team. "Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica" [This Innovative Cooling Installation Fights Soaring Temperatures in New Delhi] 18 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879865/cones-de-argila-funcionam-como-um-ar-condicionado-sem-energia-eletrica> ISSN 0719-8906