Casa para um Fotógrafo / FORM/Kouichi Kimura Architects

Casa para um Fotógrafo / FORM/Kouichi Kimura Architects - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: FORM/Kouichi Kimura Architects; FORM/Kouichi Kimura Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  VELUX Commercial, YKK AP
© Norihito Yamauchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado ao longo de uma via arterial que percorre paisagens rurais, na Prefeitura de Shiga, Japão. Na vizinhança estão residências privadas e um bosque do santuário do povoado que rodeia a passagem para este santuário. O edifício é feito de argamassa com painéis metálicos galvanizados que refletem a luz, dando a impressão de ser massivo. Está disposto para ser acomodado dentro do terreno em formato de L e está frente à capela no lado oposto.

© Yoshihiro Asada

O edifício é destinado ao uso de estúdio de fotografia e galeria do fotógrafo, além de ser sua residência também. O cliente gostaria de unificar o estúdio onde produz suas obras com seu espaço de morar, portanto concebi uma planta otimizada ao clarificar como o residente realmente gostaria de morar ao invés de um espaço segmentado por funções. 

© Norihito Yamauchi

A passagem da entrada é escura, e convida visitantes ao espaço interno enquanto que os guia com luz proveniente de aberturas zenitais na cobertura da galeria conectada. A galeria captura a paisagem com suas aberturas, como se fossem obras de arte expostas numa exposição. A escala contrastante e a luz natural ressoam um com o outro. 

© Norihito Yamauchi
Planta - Térreo
© Norihito Yamauchi

O espaço que inspira um sentimento de exaltação entre a vida cotidiana também assume papel nesta localização extremamente fotogênica para a utilizar como pano de fundo.

© Yoshihiro Asada

A longa e estreita passagem atua como circulação em torno da galeria e possui outras funções do que apenas um caminho; também é utilizado como um espaço para exibir obras de arte e fotografias nas paredes. Possui diferentes visuais, diferentes alturas para o forro, e exibe belos jogos de luz e sombra criados pela luz natural. 

© Yoshihiro Asada

O saguão de entrada localizado no centro do edifício atua como um polo conector de todos os espaços. Além disto, incorpora em seu vazio equipamentos e instalações hidráulicos, balcão e escadarias, proporcionando não apenas praticidade funcional mas também beleza cênica.

© Norihito Yamauchi

O edifício utilizado como espaço de estar também oferece um espaço dinâmico com proporção e escala que permite seu uso como estúdio fotográfico. A luz proveniente de aberturas laterais superiores parecem envolver o ambiente, permitindo fotos com luz natural.

© Yoshihiro Asada

Equipamentos fotográficos, mobiliário vintage, instrumentos musicais e obras de arte, compõem a ambiência interna. O espaço está de acordo com o sentimento e gostos estéticos do fotógrafo, como uma base para produzir novas atividades criativas.

© Norihito Yamauchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa para um Fotógrafo / FORM/Kouichi Kimura Architects" [House for a Photographer / FORM/Kouichi Kimura Architects] 17 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879541/casa-para-um-fotografo-form-kouichi-kimura-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.