Projeto de mesquita na Arábia Saudita trabalha com a luz como elemento projetual

A empresa com sede em Roma, Schiattarella Associati, divulgou o projeto de um novo complexo de mesquitas comunitárias na cidade de Ha'il, na Arábia Saudita, usando elementos culturais tradicionais da arquitetura Najd para criar um novo marco na área. A mesquita Al Jabri de 22.500 metros quadrados acomoda 3000 pessoas e se concentra no "princípio de uma cidade orientada para as pessoas utilizando uma linguagem contemporânea respeitosa e atenta no uso de formas e materiais".

Projeto de mesquita na Arábia Saudita trabalha com a luz como elemento projetual - Mais Imagens+ 1

Cortesia de Schiattarella Associati

Uma grande praça central forma um ponto focal do complexo, servindo como o espaço social primário, acessado através de uma série de corredores cobertos e pátios sombreados. Ao redor disso, existem inúmeras comodidades comerciais, incluindo restaurantes e cafés no nível do solo, com bibliotecas, escritórios e uma escola do Alcorão acima. Instalações esportivas também são implementadas para envolver a juventude local.

Cortesia de Schiattarella Associati

Criar a mesquita principal foi, naturalmente, o principal objetivo do projeto. O volume atinge uma presença ilusória de flutuação na água, e a diagonal cortada na fachada de pedra indica o limiar entre interior e exterior, o público e o sagrado. No interior, o espaçamento intencional entre paredes permite a propagação da luz natural em todo o espaço de oração, evidenciando e refletindo superfícies.

Cortesia de Schiattarella Associati

O resultado é um espaço onde a luz domina sublinhando a sua sacralidade e, ao mesmo tempo, promove a meditação e a oração respeitando plenamente a tradição e a cultura locais.

Cortesia de Schiattarella Associati

Este caminho de iluminação é invertido ao pôr-do-sol quando o edifício é iluminado como um marco com o uso de luzes artificiais. Com a luz difusa e indireta penetrando no salão interno da oração, os níveis de intensidade luminosa aumentam para o mihrab, um nicho na parede a partir do qual a oração é conduzida e um indicador da direção de Makkah.

Notícia via: Schiattarella Associati.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bari, Osman. "Projeto de mesquita na Arábia Saudita trabalha com a luz como elemento projetual" 10 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879350/projeto-de-mesquita-na-arabia-saudita-trabalha-com-a-luz-como-elemento-projetual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.