Casa Escalada / Leo Romano

Casa Escalada / Leo Romano - PrateleiraCasa Escalada / Leo Romano - Jardim, Pátio, Terraço, AidoCasa Escalada / Leo Romano - JardimCasa Escalada / Leo Romano - PilarCasa Escalada / Leo Romano - Mais Imagens+ 24

Goiânia, Brasil
  • Arquitetos: Leo Romano; Leo Romano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  434
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edgard César
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Interpam, JR Aluminium, Luz Iluminação, Tableria
  • Construção: Diretriz Construtora
  • Paisagismo: Projeto Verde Paisagismo
  • Projeto Estrutural: BPE Projetos Estruturais – engenheiro Hermes Bueno
  • Projeto Elétrica E Hidráulica: Automatize / Fernando Vilela Margon
  • Responsabilidade Técnica: Engenheiro Civil Mário Ferreira Pires Neto
  • Projeto De Iluminação: Leo Romano em parceria com a Interpam + Luz Iluminação
  • Cidade: Goiânia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Escalada / Leo Romano - Aido
© Edgard César

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, em aclive, fica localizado em um lugar muito bonito de Goiânia. Implantada num condomínio fechado, em uma rua sem saída de frente para a mata, a residência propõe um diálogo harmonioso entre arquitetura e natureza, observando as condições físicas e topográficas, assim como a orientação solar e a dos ventos. O volume da casa foi definido a partir da escolha do concreto como elemento construtivo principal.

Casa Escalada / Leo Romano - Mesa
© Edgard César
Plantas
Casa Escalada / Leo Romano - Cadeira
© Edgard César

A ousadia da empreitada de 434 m2 reflete a vontade do casal de proprietários de ter uma morada com personalidade, autonomia estética e espírito livre, mas plenamente usufruída em cada canto. Para dar conta das demandas, a primeira medida do arquiteto Leo Romano foi pensar uma estrutura sem rigidez de hierarquia entre os cômodos sociais. Segundo o profissional, tudo é interligado e descontraído, sem divisões muito rigorosas.

Casa Escalada / Leo Romano - Fachada, Concreto
© Edgard César

Assim como nas notáveis moradias de Niemeyer, aqui também foi priorizada a simbiose com a topografia e a paisagem. Essa interação proporciona um passeio sensorial aos visitantes. No percurso, iniciado na entrada do condomínio, os convidados caminham por um jardim e passam por um túnel de palmeiras antes de chegar ao deck de ipê com piscina por onde se acessa a residência.

Casa Escalada / Leo Romano - Jardim
© Edgard César

Quem chega de carro pode entrar pela área de serviço ou tem a possibilidade de subir uma escada que liga a garagem e a varanda. O que facilidade para quem chega de compras é usar o acesso da área de serviço e você não precisa passar pelo meio externo da casa - num dia de chuva você fica com uma circulação.

Cortes (Prefeitura)

A garagem, como tem a parede de escada, acaba servindo como espaço de treino, garantindo uma certa autonomia para o espaço. A parede de escada fixada no fundo e no teto da garagem tem acabamento de MDF pintado com aparência de aço corten

Casa Escalada / Leo Romano - Fachada, Concreto
© Edgard César

O desafio do projeto foi adequar a estrutura à necessidade, pois a ideia inicial era ter apenas dois pilares redondos. Como a casa precisava de quatro apoios, o arquiteto desenhou pilares em Y, de concreto. A laje curva foi moldada in loco para que o resultado final fosse fiel à proposta e o fato de ser curvilínea tornou o processo mais desafiador.

Casa Escalada / Leo Romano - Mesa
© Edgard César

Os brises metálicos delimitam toda a parte das suítes. Todos eles são deslizantes, de forma que os moradores possam abrir ou fechar. A casa, em tons sóbrios, tem piso de cimento queimado e esquadrias pretas. Só a cozinha revela degrade de rosa, azul e um pouco de verde.

Casa Escalada / Leo Romano - Fachada
© Edgard César

Ao optar pelo uso comedido de revestimentos, a proposta assume o aspecto natural e rústico dos materiais. A decoração é bem despojada, com alguns móveis dos moradores e outros bem brasileiros. Destaque para a poltrona Mole, do Sérgio Rodrigues e a poltrona Alta do Oscar Niemeyer.

Casa Escalada / Leo Romano - Jardim, Pátio, Terraço, Aido
© Edgard César

A expressão libertária da construção encontra ainda outra manifestação no paredão de escalada instalado na garagem. “O morador já deu aulas dessa modalidade. O casal e as duas filhas pequenas praticam a atividade dentro da casa”, conta o arquiteto.

Casa Escalada / Leo Romano - Fachada, Jardim, Janela
© Edgard César

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Escalada / Leo Romano" 15 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879154/casa-escalada-leo-romano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.