EID Architecture busca redefinir o programa de uso misto de alta densidade na China

Após receber o primeiro prêmio em um recente concurso internacional de projetos de arquitetura, a o escritório EID Architecture, de Xangai, tem como objetivo redefinir o programa de uso misto de alta densidade na Ásia através de sua proposta para o Centro Internacional OCT de Xi'an (OXIC) em Xi'an, na China. Os arquitetos consideram esta abordagem como um estudo de urbanismo vertical; O projeto consiste em uma torre de 320 metros de altura com escritórios e um hotel boutique, outra torre de apartamentos com 220 metros de altura e um edifício de 12 andares para comércio e entretenimento. Visto como um ícone e um marco na paisagem, o projeto é estrategicamente organizado horizontal e verticalmente criando um centro urbano vibrante e permeável.

EID Architecture busca redefinir o programa de uso misto de alta densidade na China - Mais Imagens+ 15

© EID Architecture
© EID Architecture

O projeto do OXIC destina-se a uma análise do urbanismo vertical e oferece uma nova solução para uso misto urbano de alta densidade na Ásia. Com a sua combinação vibrante e única de comércio, escritório, habitação, museu, teatro, hotel e entretenimento, o OXIC cria uma espécie de oásis urbano, sensível e culturalmente significativo para a cidade de Xi'an, explicou os arquitetos.

© EID Architecture
© EID Architecture

A integração com o parque vizinho é alcançada através dos terraços da área comercial ao ar livre, garantindo que os pedestres se envolvam com o edifício e que o edifício se relacione com a paisagem urbana circundante. A paisagem natural é integrada nesta verticalidade através dos terraços verdes e jardins da cobertura.

© EID Architecture
© EID Architecture

O projeto da EID também decompõe a altura da torre em partes menores, mais favorável aos pedestres, criando relações entre as torres, o parque e as ruas.

© EID Architecture
© EID Architecture

A concepção do OXIC foi inspirada no grid retangular da cidade histórica de Xi'an. De forma análoga às antigas muralhas da cidade, que atualmente funcionam como um importante espaço público da cidade, o projeto se utiliza das vistas panorâmicas a partir dos espaços abertos de uso coletivo das torres para promover uma interação do edifício com a paisagem urbana de Xi'an.

© EID Architecture

Isto torna-se evidente na rua de comércio ao ar livre, que parte da conexão com o parque no térreo e em seguida, sobe através do edifício para uma praça no 6º pavimento. A rua do terraço está conectada com todo o centro comercial,  oferecendo entretenimento e acesso à paisagem natural ao longo do percurso.

© EID Architecture

O projeto é sensível ao contexto histórico e à cultura de Xi'an, tornando-se um novo marco para a cidade.

© EID Architecture
  • Arquitetos

  • Localização

    Xi'an, Shaanxi, China
  • Arquiteto responsável

    Ping Jiang
  • Equipe de projeto

    Zhongzhou Jiang
  • Estrutura & Projeto de engenharia mecânica

    WSP
  • Arquitetura da paisagem

    Topo Design Group
  • Área

    404950.0 m2
  • Ano do projeto

    2022
  • Fotografias

EID Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xi'an, Shaanxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Schires, Megan. "EID Architecture busca redefinir o programa de uso misto de alta densidade na China" [EID Architecture Redefines High Density Mixed Use Development in Xi'an] 09 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879018/eid-architecture-busca-redefinir-o-programa-de-uso-misto-de-alta-densidade-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.