Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 2 de 13Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 3 de 13Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 4 de 13Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 5 de 13Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Comas-Pont arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1657
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arumí calefaccions, Construccions Metàl.iques Olot, Fusteria Rovira, Recubriments Granollers, Solermon,SA
  • Arquitetos Encarregados: Comas-Pont arquitectos
  • Cidade: Vic
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 2 de 13
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Todos os serviços de reabilitação para pessoas com deficiências mentais agrupam-se nesse edifício composto a partir da repetição de um módulo espacial de 6 metros de largura. Um sistema de construções econômicas e energicamente sustentáveis, em uma escala doméstica com o acolhimento dos espaços internos somados à relação entre edifício e natureza, convertem o local em um edifício saudável.

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 3 de 13
© Adrià Goula

O edifício está localizado nos arredores juntos aos principais centros de saúde da cidade (Vic), rodeado por um parque. Seu programa se desenvolve basicamente em um pavimento único para facilitar a mobilidade de seus usuários.

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 1 de 13
© Adrià Goula
Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 8 de 13
Planta - Térreo

Ao redor de um pavilhão de acesso central agrupam-se os outros pavilhões com seus programas específicos, adaptados à topografia do terreno original e separado entre si por jardins e pomares. Os espaços intersticiais entre o acesso e os pavilhões perimetrais são ocupados pelas rampas de conexão.

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 13 de 13
Cortesía de Comas-Pont arquitectos

A austeridade produzida pela opção de utilizar um único revestimento para a fachada e coberturas, contrasta com a aparição de estufas nas fachadas sul como um sistema bioclimático passivo e o uso da madeira como elemento principal nos espaços internos.

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 5 de 13
© Adrià Goula

O edifício conta com um sistema energético econômico, modular e de alta eficiência que permite adaptar a demanda energética segundo a ocupação interna e o clima externo.

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 9 de 13
Diagrama

Sobre uma estrutura metálica abobadada de 6 metros de vão, modulada a cada 2,40 metros propõe-se uma cobertura leve e ventilada. A secção da cobertura permite ventilar a câmara de ar no verão e fecha-la no inverno conserva o calor e irradia o mesmo ao interior com mecanismos automatizados. 

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 4 de 13
© Adrià Goula

O mesmo ocorre na fachada sudeste, uma varanda linear de 1,5 metros de profundidade cumpre a função de colchão térmico graças ao efeito estufa. Esses espaços possuem um sistema de fechamento baseado em cortinas de PVC que podem ser fechadas no inverno para acumular calor (introduzido no interior através do sistema de ventilação) ou abertas no verão deixando a varanda como elemento de proteção solar. A vegetação nesses espaços é cultivada pelos próprios pacientes como terapia de reabilitação.

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 10 de 13
Corte

Os critérios de sustentabilidade foram essenciais durante todo o processo de construção. A Certificação Energética situa o edifício na categoria "A", a mais eficiente.

Centro  Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos - Imagem 6 de 13
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Josep Maria Selva, 08500 Vic, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos" [ Centro Médico Psicopedagógico / Comas-Pont arquitectos] 14 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878967/centro-medico-psicopedagogico-comas-pont-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.