Protótipo de abóbada de pedra feito com nenhum desperdício de materiais

O New Fundamentals Research Group, sediado na Itália, recentemente criou e construiu um protótipo em grande escala de uma estrutura abobadada experimental de pedra para a SNBR, uma empresa francesa especializada em construção de ponta com pedras. A estrutura é chamada Hypar Vault em uma referência à geometria de seus blocos constituintes e utiliza dois tipos de módulos de pedra pré-fabricados - um é a imagem espelhada do outro - cujos desenhos são baseados no hypar (paraboloide hiperbólico), uma das únicas superfícies "geometricamente duplas". O uso dessas configurações permitiu que a abóbada fosse construída com pedras e quase nenhum resíduo.

Protótipo de abóbada de pedra feito com nenhum desperdício de materiais - Mais Imagens+ 24

© Bertrand Laucournet
Geometria das peças. Cortesia de New Fundamentals Research Group

Os módulos foram cortados de blocos maiores de calcário por meio de tecnologia de corte com fio usando um braço robótico. As perfurações axiais foram feitas nas formas trapezoidais dos blocos para permitir a passagem de cabos de aço inoxidável no interior.

Fases de Produção. Cortesia de New Fundamentals Research Group
© Giuseppe Scaltrito

Uma vez fabricados, os módulos foram içados e colocados no topo de uma estrutura abobadada de madeira onde foram unidos. Em seguida, a estrutura foi removida e protendida, os cabos de aço foram inseridos, tensionados usando uma bomba de tensão e, finalmente, ancorados na base da abóbada.

© Giuseppe Scaltrito
© Bertrand Laucournet
© Giuseppe Scaltrito
© Giuseppe Scaltrito

Enquanto o protótipo da Hypar Vault foi a última das várias investigações colaborativas entre o grupo de pesquisa e a SNBR, os pesquisadores continuarão trabalhando usando o bloco hypar com a intenção de estabelecer uma conexão inovadora entre forma, estrutura e fabricação. O objetivo é criar uma série de novas morfologias abobadadas autoportantes através de análises paramétricas integradas.

© Giuseppe Scaltrito
© Maurizio Barberio

Um enfoque importante é a melhoria da fabricação para obter os blocos - usando pedra calcária residual de estágios de processamento para obter pedras recompostas através da técnica de moldagem e fabricação subsequente por impressão em 3D, com resíduos de pedra e cimento.

© Maurizio Barberio
© Maurizio Barberio

Arquitetos: New Fundamentals Research Group
Ano: 2017
Área Construída: 26 m²
Pesquisador Principal: Giuseppe Fallacara
Projeto computacional: Maurizio Barberio
Engenharia computacional: Daniele Malomo
Impressão 3D: Giuseppe Scaltrito (Apulia Makers 3D)
Desenhos: Giuliano Pugliese, Michele Ardito
Fotografias: Maurizio Barberio, Giuseppe Scaltrito, Giuliano Pugliese
Fabricação CNC: SNBR, Troyes, France
Construção: SNBR, Troyes, France
Ferramenta de fabricação robótica: 5 Axis ABB Robotic arm, powered by T&D Robotics
Pedras: Anstrude Roche Claire (calcário francês)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zishan Langar, Suneet. "Protótipo de abóbada de pedra feito com nenhum desperdício de materiais" [This Stone Vault Prototype Creates Almost No Material Waste] 27 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878496/prototipo-de-abobada-de-pedra-feito-com-nenhum-desperdicio-de-materiais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.