O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Resultado do 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Resultado do 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Resultado do 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
Resultado do 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos, 1º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
1º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Acaba de ser anunciado o resultado da 3ª edição do Prêmio {CURA}. O concurso de ideias, aberto a estudantes de arquitetura, arquitetos e profissionais de outras áreas, como alunos e profissionais de engenharia e de planejamento territorial, dá continuidade à proposta de realização de concursos de ideias com temas que se alinham às discussões atuais da cidade, buscando se aprofundar nos temas do desenho urbano. Os trabalhos enviados tiveram que responder à pergunta: “Como as cidades têm tratado seu rios?”, desafiando os participantes a refletirem sobre o modo como as cidades têm tratado os rios. O concurso recebeu 127 propostas, de 19 estados diferentes do país e 2 trabalhos internacionais.

O júri que avaliou os projetos contou com a presença de Cristiane Muniz (Una Arquitetos), Joanna Helm, Lourenço Gimenes (FGMF Arquitetos), Luciana Travassos (UFABC) e Milton Braga (MMBB Arquitetos)

Conheça, a seguir, os projetos premiados e a avaliação da comissão julgadora:

PRIMEIRO LUGAR - Infraestrutura Polivalente

1º lugar - Cortes. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
1º lugar - Cortes. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Autor: Guilherme Marques Iablonovski (FAU UFRGS)
Orientadores: Prof. PhD. Leandro Marino Vieira Andrade (UFRGS) + Prof. PhD. Taneha Kuzniecow Bacchin (Delft University of Technology - TUDelft)

Este trabalho foi selecionado como vencedor pela maioria do júri. Do ponto de vista do projeto de drenagem, é o trabalho mais estruturado e completo, constrói uma infraestrutura verde completa, pensa a bacia hidrográfica como um todo, em seus vários contextos urbanos e ambientais, assim como os espaços de extravasamento do corpo d’água, considerando também diferentes desenhos de calha ao longo do percurso. Destaca-se pela escolha do local de intervenção, que apresenta muitos conflitos na relação rio-cidade, questão que o projeto busca solucionar. Conceitualmente a proposta conseguiu responder com claridade as diretrizes do concurso, demonstrando domínio sobre o tema e as problemáticas locais em distintas escalas com um excelente nível de representação gráfica das ideias. 

1º lugar - Implantação. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 1º lugar - Evolução. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 1º lugar - Diagrama. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 1º lugar - Cortes. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos + 32

SEGUNDO LUGAR - Córdoba Ciudad Líquida

2º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
2º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Autores: Soledad Patiño, Santiago Bernabé Valente, Bruno Gabriel Fontanetto (FAUD - Universidad Nacional de Córdoba, Argentina)
Orientadores: Arq. Javier Giorgis (FAUD) + Arq. Cristian Nanzer (FAUD)

Considerada uma das propostas mais completas, o trabalho se destaca por contemplar as diversas escalas de leitura e de intervenção. A equipe trabalhou bem as questões técnicas, reverberando questões positivas da malha da cidade através de uma rede de parques com múltiplas funções, incluindo um parque de agricultura urbana e parques lineares. Além disso, propõe estruturas de micro drenagem que conservam e limpam as águas. Pensam na relação com a cidade e ainda propõe habitação e áreas em que o tecido urbano pode sofrer alterações.

2º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 2º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 2º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 2º lugar - Localização. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 2º lugar - História. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 2º lugar - Diagrama de Projeto. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 2º lugar - Perímetro do Parque. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos + 32

TERCEIRO LUGAR - Eixo Capim Puba

3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Autora: Kátia Kelly da Silva Simas (FAU UFG)
Orientador: Prof. Bráulio Romeiro (UFG)

Consistente na análise e na técnica proposta, o projeto prevê adensamento e continuidade com o tecido urbano. Boa representação gráfica, entretanto, a arquitetura proposta não responde com claridade as demandas do concurso.

3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 3º lugar - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos Menção Honrosa 3 - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos 3º lugar - Corte. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos + 32

MENÇÃO HONROSA - SOS Capibaribe

Menção Honrosa 1 - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
Menção Honrosa 1 - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Autoras: Caroline Ribeiro Karnib, Ivana Moreno, Juliana Nobre e Maria Carolina do Amaral (UniCEUB - Centro Universitário de Brasilia)

A proposta oferece ações relativamente simples, sem grandes custos, todavia, teriam grandes efeitos por oferecer a oportunidade da criação de empatia da população em relação ao rio. Entretanto, o projeto não demonstra claridade sobre as relações com o contexto urbano e as descrições poderiam ter sido mais explicitas sobre as decisões projetuais.

MENÇÃO HONROSA - Mobilidade às Margens

Menção Honrosa 2 - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
Menção Honrosa 2 - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Autora: Camilla Almeida Silva (FAU USP)
Orientador: Prof. Alexandre Delijaicov (FAU USP)

Proposta coerente e pertinente por oferecer uma solução para a mobilidade da população pela água. Alternativa relevante para um território onde o transporte via ônibus percorre grande percurso terrestre para contornar a represa, se, por um lado, melhora a relação da represa com o tecido urbano, por outro pode estimular a ocupação de áreas de proteção aos mananciais. 

MENÇÃO HONROSA - O Fundo torna-se Frente

Menção Honrosa 3 - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
Menção Honrosa 3 - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Autores: Diogo Cavallari, Isadora Marchi, Victor Berbel, Paulo Catto (FAU USP)

O projeto propõe o redesenho de parte do território urbano para se adaptar ao rio, abordagem contrária de grande parte das propostas. No entanto, as soluções dadas para as frentes d’água ficaram muito tímidas, em especial com relação à dinâmica das águas e às características da vegetação das bordas.

DESTAQUE - Gritos Contidos

Destaque - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos
Destaque - Perspectiva. Image Cortesia de 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos

Autores: Rebeca Pak, Alexandre Biselli (FAU Mackenzie)

O projeto merece destaque pela criatividade da proposta que desperta  interesse pelo caráter subversivo e poético. Contudo, a inserção nas distintas escalas da cidade poderiam ter sido melhor analisadas. As intervenções poderiam propor uma relação mais delicada com a cidade. Além disso, sua relação com a dinâmica dos corpos d’água pode gerar riscos.

Veja, abaixo, todos os materiais das equipes premiadas:

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Resultado do 3º Prêmio {CURA} Rios Urbanos" 25 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878493/resultado-do-3o-premio-cura-rios-urbanos> ISSN 0719-8906