O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Paisagística
  4. México
  5. TEN Arquitectos
  6. 2011
  7. Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos

Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos

Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos
Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos, © Luis Gordoa
© Luis Gordoa

© Pablo Crespo © Luis Gordoa © Pablo Crespo © Patrick López Jaimes + 28

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Puebla (México), cidade de lendas e de imensa riqueza cultural, encontramos um caleidoscópio de edificações, texturas e interações que se misturam para nos presentear com um mosaico da atual cultura local. Dentro deste marco, ao nordeste do zócalo está um complexo que agrupa diversos espaços para a cultura, educação e lazer; local que abriga o “Monumento Emblemático” do 150º Aniversário da Batalha de Puebla. 

Planta 1
Planta 1

Planta de Conjunto Fachadas 1 e 2 Planta 2 Cortes 5 e 7 + 28

Através da história, monumentos foram erguidos para recordar as novas gerações dos sucessos passados que definem os tempos atuais. Tipificados comumente como objetos escultóricos, nossa proposta busca fomentar as relações entre a continuidade do espaço público e potencializar o local, através da criação de espaços plurais de convivência, assim como o aproveitamento de suas vistas únicas.

Formalmente, a ideia de monumento é abstraída para desenhar um espaço que vai do aberto ao fechado, da escultura vertical à horizontal, incentivando a convivência através dos interstícios que surgem da elevação premeditada dos níveis.

© Patrick López Jaimes
© Patrick López Jaimes

Dentro destes interstícios, o programa se traduz em uma galeria de usos múltiplos que em sua parte superior se converte em um anfiteatro. Além disto, uma ludoteca onde foram planejadas áreas de sombra e mobiliário urbano foi pensada para que a população tenham um espaço de recreação, desde crianças à idosos. Além disto, aqui está um pequeno quiosque e área de serviço para a venda de bebidas e comidas. 

Axonométrica
Axonométrica

Semelhança artificial da topografia original, a superposição desta camada superior brinda aos visitantes um parque com movimentos ondulantes que consegue gerar ambientes diferentes. A superfície se divide em áreas ajardinadas, decks de madeira e áreas secas, divisão esta que permite sua multiplicidade, em reação à seus usos. 

Paralelamente, o contexto rico em vegetação se converte em parte da proposta. As árvores existentes coexistem com sóbrias perfurações da nova proposta. 

© Pablo Crespo
© Pablo Crespo

Como parte das estratégias sustentáveis, 3 pontos estratégicos são desenvolvidos no projeto:

1. As águas pluviais serão recolhidas e armazenadas em tanques para seu uso durante todo o ano. Isto garante que as necessidades de água da proposta possam depender o mínimo possível da rede municipal;
2. A drenagem é desenhada para reciclar as águas cinzas para uso posterior em irrigação e descarga de vasos sanitários. Um sistema de filtração e tratamento proporcionará água pura para consumo e limpeza pessoal; 
3. O armazenamento térmico pode eliminar o gasto energético nas horas de pico, e transferir para horários onde o custo é menor. As coberturas contam com isolamento térmico, o que contribui para mitigar a temperatura nos espaços internos e a carga de arrefecimento quando for necessário.

Fachadas 3 e 4
Fachadas 3 e 4

No exterior, o parque remonta o primeiro quadro da cidade localizando os 11 cenários urbanos da Batalha através de 11 tubos de luz que durante a noite iluminam o espaço. Além disto, recordam o número de batalhões e companhias que lutaram no 5 de maio em Puebla; a altura de cada tubo é definida pelo número de soldados que existiram no momento. Sutilmente, a história se materializa nestes elementos verticais que exibem aos usuários seu passado através da sensibilização com o espaço urbano.

© Lenin Cruz
© Lenin Cruz

Assim, a intervenção se converte em um ícone para uma cidade marcada pela pluralidade. Um ícone para recordar o passado, viver o presente e ver o presente; um monumento estético que consegue criar cidade dentro da cidade. Finalmente, a paisagem municipal rodeia o monumento que se ergue para observar e ser observado, reinventando as relações entre cidade e seus espaços públicos. 

© Pablo Crespo
© Pablo Crespo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
TEN Arquitectos
Escritório
Cita: "Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos" [Monumento Emblematico al 150 Aniversario de la Batalla de Puebla / TEN Arquitectos] 26 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878343/monumento-emblematico-do-150o-aniversario-da-batalha-de-puebla-ten-arquitectos> ISSN 0719-8906