Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos

Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Heroica Puebla de Zaragoza, México
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Puebla (México), cidade de lendas e de imensa riqueza cultural, encontramos um caleidoscópio de edificações, texturas e interações que se misturam para nos presentear com um mosaico da atual cultura local. Dentro deste marco, ao nordeste do zócalo está um complexo que agrupa diversos espaços para a cultura, educação e lazer; local que abriga o “Monumento Emblemático” do 150º Aniversário da Batalha de Puebla.

Planta 1

Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Através da história, monumentos foram erguidos para recordar as novas gerações dos sucessos passados que definem os tempos atuais. Tipificados comumente como objetos escultóricos, nossa proposta busca fomentar as relações entre a continuidade do espaço público e potencializar o local, através da criação de espaços plurais de convivência, assim como o aproveitamento de suas vistas únicas.

Formalmente, a ideia de monumento é abstraída para desenhar um espaço que vai do aberto ao fechado, da escultura vertical à horizontal, incentivando a convivência através dos interstícios que surgem da elevação premeditada dos níveis.

© Patrick López Jaimes

Dentro destes interstícios, o programa se traduz em uma galeria de usos múltiplos que em sua parte superior se converte em um anfiteatro. Além disto, uma ludoteca onde foram planejadas áreas de sombra e mobiliário urbano foi pensada para que a população tenham um espaço de recreação, desde crianças à idosos. Além disto, aqui está um pequeno quiosque e área de serviço para a venda de bebidas e comidas.

Axonométrica

Semelhança artificial da topografia original, a superposição desta camada superior brinda aos visitantes um parque com movimentos ondulantes que consegue gerar ambientes diferentes. A superfície se divide em áreas ajardinadas, decks de madeira e áreas secas, divisão esta que permite sua multiplicidade, em reação à seus usos. 

Paralelamente, o contexto rico em vegetação se converte em parte da proposta. As árvores existentes coexistem com sóbrias perfurações da nova proposta. 

© Pablo Crespo

Como parte das estratégias sustentáveis, 3 pontos estratégicos são desenvolvidos no projeto:

1. As águas pluviais serão recolhidas e armazenadas em tanques para seu uso durante todo o ano. Isto garante que as necessidades de água da proposta possam depender o mínimo possível da rede municipal;
2. A drenagem é desenhada para reciclar as águas cinzas para uso posterior em irrigação e descarga de vasos sanitários. Um sistema de filtração e tratamento proporcionará água pura para consumo e limpeza pessoal; 
3. O armazenamento térmico pode eliminar o gasto energético nas horas de pico, e transferir para horários onde o custo é menor. As coberturas contam com isolamento térmico, o que contribui para mitigar a temperatura nos espaços internos e a carga de arrefecimento quando for necessário.

Fachadas 3 e 4

No exterior, o parque remonta o primeiro quadro da cidade localizando os 11 cenários urbanos da Batalha através de 11 tubos de luz que durante a noite iluminam o espaço. Além disto, recordam o número de batalhões e companhias que lutaram no 5 de maio em Puebla; a altura de cada tubo é definida pelo número de soldados que existiram no momento. Sutilmente, a história se materializa nestes elementos verticais que exibem aos usuários seu passado através da sensibilização com o espaço urbano.

© Lenin Cruz

Assim, a intervenção se converte em um ícone para uma cidade marcada pela pluralidade. Um ícone para recordar o passado, viver o presente e ver o presente; um monumento estético que consegue criar cidade dentro da cidade. Finalmente, a paisagem municipal rodeia o monumento que se ergue para observar e ser observado, reinventando as relações entre cidade e seus espaços públicos. 

© Pablo Crespo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:De Los Fuertes, Centro, Puebla, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Monumento Emblemático do 150º Aniversário da Batalha de Puebla / TEN Arquitectos" [Monumento Emblematico al 150 Aniversario de la Batalla de Puebla / TEN Arquitectos] 26 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878343/monumento-emblematico-do-150o-aniversario-da-batalha-de-puebla-ten-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.