Casa 10x10 / Oficina de Arquitetura

Casa 10x10 / Oficina de Arquitetura - Mais Imagens+ 17

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Oficina de Arquitetura; Oficina de Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Indusparquet, Saint-Gobain, Vaimetal
  • Tradução: Anita Di Marco
  • Autora: Lêda Brandão
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Ana Roman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alguns conceitos informaram o projeto, são eles: que fosse uma casa confortável, que a natureza fosse uma presença constante, e que os espaços fossem flexíveis permitindo mudanças de uso no curto e longo prazo.

© Lêda Brandão

A opção pelo tipo casa pátio, presente em todas as culturas, me pareceu a solução que melhor respondia a todos esses requisitos. A planta da casa é formada por uma colcha de retalhos que mescla espaços abertos e fechados. Um eixo levemente assimétrico faz a conexão entre os espaços tanto horizontal quanto verticalmente. Assim, entra-se nesse espaço integrado através de um pátio que além de um jardim reúne de um lado o abrigo de automóveis e de outro a área de serviço. Dele passa-se ao primeiro bloco coberto com as salas de jantar, cozinha e estar distribuídas em um espaço único, mas claramente zoneado.

Planta - Térreo

As salas são ladeadas cada uma por um pátio repleto de plantas e árvores apesar da área relativamente pequena que ocupa. Entre os pátios um pequeno corredor dá acesso para um vasto salão múltiplo uso no qual além do atelier/escritório da arquiteta há espaço para aulas de desenho e aquarela e para a prática de yoga. O espaço do corredor também abriga a escada que leva ao pavimento superior onde se alojam uma biblioteca e o quarto, com o banheiro entre os espaços de forma a separá-los.

© Lêda Brandão

Essa divisão simples dos espaços permite sua utilização flexível de imediato, mas também permite que no futuro os espaços possam ser subdivididos para conformar um bloco de dois pavimentos com 3 quartos, 2 banheiros e a biblioteca que pode se transformar em quarto de vestir ou escritório. Para isso estão previstos os encanamentos e as paredes em drywall facilitam as transformações.

© Ana Roman

A alternância de espaços abertos e fechados cria grande expansão visual, mas ao mesmo tempo mantem certa privacidade. Este conceito vale tanto para a relação entre os espaços da casa quanto para a relação entre a casa e a rua. Embora seja uma casa toda de vidro, ela não é devassada por quem passa na calçada.

© Lêda Brandão

Aliás, todas as aberturas da casa foram pensadas de forma a criar um equilíbrio entre o dentro e o fora, o conforto térmico e a quantidade de luz. Como a premissa fundamental era a presença constante da natureza, escolheu-se a utilização extensa de vidro. Ao mesmo tempo, para reforçar a ideia de contato com a natureza e de conforto e bem-estar julgou-se essencial a entrada abundante de luz natural.

© Ana Roman

Assim, foram criadas entradas de luz zenital sobre a cozinha, o lavabo, a banheiro e a biblioteca. São entradas que também garantem a ventilação constante dos espaços. São elas aliadas das plantas e árvores que com sua sombra ajudam a amenizar a entrada de calor que de resto seria muito grande dada a quantidade de vidro em todas as faces da construção.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 10x10 / Oficina de Arquitetura" [House 10x10 / Oficina de Arquitetura] 30 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878334/casa-10x10-oficina-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.