Residência Jonker / Thomas Gouws Architects

Residência Jonker / Thomas Gouws Architects

Residência Jonker / Thomas Gouws Architects - Mais Imagens+ 28

Pretoria, África do Sul
  • Arquitetos: Thomas Gouws Architects; Thomas Gouws Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  633
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Ross
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Invicta, Smeg, Spazio
  • Construtora: Archecon Construction
  • Engenharia Estrutural: P Design Consulting
  • Topógrafo: QPC Consulting CC
  • Arquitetos Responsáveis: Thomas Gouws, Sureen Gouws
  • Cidade: Pretoria
Mais informaçõesMenos informações
© David Ross

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência desenhada para a família Jonker encontra-se em um campo de golf, ao leste de Pretória, África do Sul. Construída em um dos últimos terrenos disponíveis em uma parte estabelecida do campo, a obra encontra-se junto a um cinturão verde que rodeia o lugar, mas está separada dele por uma rua. O terreno, de forma estranha, tinha uma vegetação específica (accacia karroo) próxima da rua. Essa característica natural foi mantida e ditou a localização das edificações; não somente foi utilizada para criar uma barreira de privacidade entre a casa e a rua, mas também para desenhar a paisagem natural frente a rua dentro do terreno.

© David Ross

Os proprietários queriam um lar minimalista que proporcionasse áreas funcionais separadas para as atividades dos membros da família. O programa se divide nas diferentes áreas da casa principal, a garagem/edificação de serviço e o anexo. A residência principal contem os espaços da família e dormitórios enquanto o anexo é um espaço de escritório no térreo e um dormitório para hóspedes no primeiro pavimento. 

© David Ross

Esse anexo, com suas funções independentes, se situa mais próximo da rua, em meio ao bosque de árvores, deixando a maior e mais privada localização no terreno para a residência principal. O lote é acessado pelo lado sul e se desenvolve para além da fachada gráfica linear do volume da garagem / serviço em direção a uma plantação de árvores e o pátio de entrada da casa principal. 

Planta - Térreo

Desde o exterior, uma passarela de concreto define a rota de entrada com a piscina no lado norte, utilizando-a como ponto visual na procissão de entrada. Uma laje de concreto em balanço da garagem / edificação de serviço proporciona proteção, reduzindo a escala e ajudando uma transição cômoda entre exterior e interior. A residência principal consta de três volumes e é acessada através do primeiro, aberto e transparente, que abriga os espaços de estar e de entretenimento. Sua configuração de planta livre permite uma maior interação enquanto a altura variável do teto define as funções separadas. A fachada norte, que consta de portas de correr com vários painéis, permite diferentes graus de interação física com o jardim e com os espaços exteriores. 

© David Ross

O segundo volume mais sólido é colocado ortogonalmente a oeste dos espaços habitáveis. Este defende e define o espaço vital, o pátio de entrada sul e o espaço ao ar livre ao norte. Esta área mais privativa abriga o dormitório principal e o da filha mais jovem, concebido como um espaço retirado que é mais intimamente escalonado.

© David Ross

O terceiro volume no nível do primeiro pavimento está destinado às crianças maiores e contem seus dormitórios e uma grande sala de jogos/ estar, conectando-se espacialmente com o térreo através do pé-direito duplo - que atua também como eixo de iluminação. A luz natural e a privacidade são controladas nas fachadas norte e sul e por meio de persianas feitas em madeira. 

Cortes

O jardim norte foi desenhado como uma série de espaços funcionais e detalhados inseridos em uma paisagem natural de árvores nativas. 

© David Ross

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Jonker / Thomas Gouws Architects" [House Jonker / Thomas Gouws Architects] 30 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878222/residencia-jonker-thomas-gouws-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.