Noruega divulga o projeto do maior e mais seguro centro de dados do mundo

A empresa americana-norueguesa Kolos divulgou uma proposta para construir o maior centro de dados do mundo - dimensão estimada na quantidade de energia elétrica usada para suprir seus bancos de servidores e instalações de resfriamento. Localizado em um fiorde em Ballangen, na Noruega, o terreno proposto fica dentro do Círculo Ártico e aproveitaria o clima frio, a baixa umidade e a disponibilidade de energia hidroelétrica na região.

Centro de Dados Kolos. Imagem © HDR

Conforme relatado pela BBC, a base inicialmente "consumiria cerca de 70 megawatts de energia". No entanto, em uma década, "a empresa pretende adicionar módulos de servidores suficientes para consumir mais de 1.000 megawatts". Falando sobre a localização planejada para o centro, o co-diretor executivo da Kolos, Mark Robinson, disse: "100% da energia é renovável em um dos grids mais estáveis do mundo. [...] há acesso ilimitado à água limpa, fresca e fria como fonte de refrigeração secundária". De acordo com a CNBC, os que estão atrás do Centro também pretendem que ele seja uma "fortaleza para dados".

A instalação de 600.000 metros quadrados, projetada pela HDR, remonta ao "relevo espetacular de leques aluviais, montanhas e geleiras que definem o local". De acordo com os arquitetos, as formas da construção, que são organizadas ao longo de uma espinha dorsal central, são "dispostas para imitar o movimento de uma geleira quando desloca partes da terra".

Na base, a coluna vertebral cria uma colisão de formas de relevo reinterpretadas para se tornar módulos, ou salas de dados, que são seguras, escaláveis e conectadas. No final, a coluna vertebral surge como um elemento público revestido de cobre, numa referência à história da mineração da área.

Embora o projeto tenha o apoio de um grupo de autoridades locais e investidores noruegueses, a empresa está aguardando novos investimentos dos EUA. Os edifícios estão programados para serem concluídos em 2018.

Notícia via BBC, CNBC

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Noruega divulga o projeto do maior e mais seguro centro de dados do mundo" [Plans Unveiled to Construct the World's Largest and Most Secure Data Center in Northern Norway] 28 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878157/noruega-divulga-o-projeto-do-maior-e-mais-seguro-centro-de-dados-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.