O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos

Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos

Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos
Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos, © David Campbell, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0
© David Campbell, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0

Um site criado pela Prefeitura de Salvador mostra a localização precisa das últimas árvores plantadas na capital. Ao acessar o Minha Árvore - Salvador, é possível ver as fotos da espécie, as coordenadas geográficas onde a muda foi plantada e até a pessoa que fez o plantio. A ação faz parte do projeto Salvador, Capital da Mata Atlântica, criado pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS).

A iniciativa, que está em fase de testes, começou a ser usada no último dia 28, durante um plantio de árvores frutíferas na Praça Guaratuba, no bairro de Stella Maris, na capital baiana. A ação funciona da seguinte maneira: após a árvore ser plantada, é marcado, por um aplicativo GPS, o ponto de localização dessa muda. Após isso, é feita a fotografia e catalogação da espécie, que envolve a data do plantio, endereço e o nome do cidadão que plantou. Esses dados são cadastrados e ficam disponíveis na nova plataforma. 

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

No futuro, os cidadãos também poderão ajudar enviando, além do local de plantio, o nome e a foto das espécies plantadas para o WhatsApp do projeto 98549-8453. A equipe da Secis reunirá as informações e cadastrar no site, onde ficam disponíveis para todos. 

A intenção da secretaria é que o mapeamento esteja disponível para todos os cidadãos, sejam pesquisadores ou curiosos. Já estão fotografadas, localizadas e disponíveis na nova plataforma o “Jambeiro da Raiza e da Aline”, o “Cajueiro da Maíra”, a “Pitangueira do Lucas” e de diversas outras pessoas. 

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

Para o secretário da SECIS, André Fraga, a ferramenta vai funcionar como uma plataforma de engajamento e transparência. “A arborização da cidade é uma agenda de todos. Não é só da prefeitura ou dos cidadãos. È ainda uma oportunidade da cidade saber onde as árvores estão sendo plantadas e ajudar a zelar. Perdemos quase 30% do que plantamos com vandalismo.”, destaca Fraga.

Fonte: Ascom/ Secis e Minha Árvore - Salvador

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos" 18 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877843/salvador-mapeia-arvores-plantadas-pelos-cidadaos> ISSN 0719-8906