O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos

Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos

Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos
Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos, © David Campbell, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0
© David Campbell, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0

Um site criado pela Prefeitura de Salvador mostra a localização precisa das últimas árvores plantadas na capital. Ao acessar o Minha Árvore - Salvador, é possível ver as fotos da espécie, as coordenadas geográficas onde a muda foi plantada e até a pessoa que fez o plantio. A ação faz parte do projeto Salvador, Capital da Mata Atlântica, criado pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS).

A iniciativa, que está em fase de testes, começou a ser usada no último dia 28, durante um plantio de árvores frutíferas na Praça Guaratuba, no bairro de Stella Maris, na capital baiana. A ação funciona da seguinte maneira: após a árvore ser plantada, é marcado, por um aplicativo GPS, o ponto de localização dessa muda. Após isso, é feita a fotografia e catalogação da espécie, que envolve a data do plantio, endereço e o nome do cidadão que plantou. Esses dados são cadastrados e ficam disponíveis na nova plataforma. 

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

No futuro, os cidadãos também poderão ajudar enviando, além do local de plantio, o nome e a foto das espécies plantadas para o WhatsApp do projeto 98549-8453. A equipe da Secis reunirá as informações e cadastrar no site, onde ficam disponíveis para todos. 

A intenção da secretaria é que o mapeamento esteja disponível para todos os cidadãos, sejam pesquisadores ou curiosos. Já estão fotografadas, localizadas e disponíveis na nova plataforma o “Jambeiro da Raiza e da Aline”, o “Cajueiro da Maíra”, a “Pitangueira do Lucas” e de diversas outras pessoas. 

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

Para o secretário da SECIS, André Fraga, a ferramenta vai funcionar como uma plataforma de engajamento e transparência. “A arborização da cidade é uma agenda de todos. Não é só da prefeitura ou dos cidadãos. È ainda uma oportunidade da cidade saber onde as árvores estão sendo plantadas e ajudar a zelar. Perdemos quase 30% do que plantamos com vandalismo.”, destaca Fraga.

Fonte: Ascom/ Secis e Minha Árvore - Salvador

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Salvador mapeia árvores plantadas pelos cidadãos" 18 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877843/salvador-mapeia-arvores-plantadas-pelos-cidadaos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.