Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos

Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 2 de 11Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 3 de 11Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 4 de 11Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 5 de 11Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Mais Imagens+ 6

Zapallar, Chile
  • Arquitetos: Aguilo & Pedraza Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  104
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, MK, VEKA
  • Autores: Diego Aguilo Ch., Rodrigo Pedraza P.
  • Ano De Projeto: 2014-2015
  • Ano De Construção: 2015-2016
  • área Construída: 104.5 m2
  • área Do Terreno: 432 m2
  • Materiais: Concreto e estrutura metálica
  • Cidade: Zapallar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 4 de 11
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em projetar uma casa de praia no povoado de Zapallar. O terreno está longe do mar, no limite urbano oriental. A geografia de grandes declives permite que a vista para o mar seja antecedida pelos primeiros planos de telhado, ruas, árvores e colinas. Esta qualidade de vista urbana com o mar de fundo foi a que inspirou a principal operação do projeto. Optou-se por construir em altura e assim aproveitar as vistas descritas. São três pequenos pavimentos sobrepostos. Nos dois primeiros níveis estão os dormitórios, no terceiro está o estar principal e na cobertura há uma terraço exterior.

Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 2 de 11
© Nico Saieh
Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 8 de 11
© Nico Saieh

São propostos dois tipos de percursos. Duas rampas exteriores conectam os pavimentos 2 e 3 com a calçada no sul do terreno. Desta forma o projeto se conecta sem grades e desníveis com a cidade, uma exigência do cliente para o uso de uma cadeira de rodas. Por último, um sistema de escadas sobrepostas interiores, além de uma escada exterior, conectam todos os níveis.

Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 9 de 11
Plantas
Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 6 de 11
© Nico Saieh

A escolha do material de revestimento e sua cor respondem a um interesse nostálgico de construção histórica do litoral chileno. Foram muitas as casas que no princípio do século passado, em especial em Valparaíso, utilizaram revestimentos metálicos coloridos. É esta memória coletiva a que constrói o imaginário do projeto. Algo disto há na decisão, talvez mais visceral que racional, para a escolha do material e sua cor.

Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 11 de 11
Fachadas
Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 7 de 11
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Amarela / Aguiló & Pedraza Arquitectos" [Casa Amarilla / Aguiló & Pedraza Arquitectos] 12 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877485/casa-amarela-aguilo-and-pedraza-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.