O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Luciano Kruk
  6. 2016
  7. Casa 2LH / Luciano Kruk

Casa 2LH / Luciano Kruk

  • 21:00 - 9 Agosto, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa 2LH / Luciano Kruk
Casa 2LH / Luciano Kruk, Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

Cortesia de Luciano Kruk Cortesia de Luciano Kruk Cortesia de Luciano Kruk Cortesia de Luciano Kruk + 28

Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente - uma construtora de escala mediana - realizou um estudo de mercado sobre as demandas habitacionais da classe sócio-econômica média na zona norte de Buenos Aires. Ao identificar uma escassez na oferta comercial de moradias de qualidade construtiva e arquitetônica - para a qual existe uma grande demanda - decide encarregar ao escritório o desenho de um protótipo de moradia capaz de ser reproduzível: a Casa 2HL.

Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

A moradia deveria configurar-se em um só pavimento. Deveria adaptar-se aos lotes de média dimensão (17 a 20 m de largura por 35 a 40 metros de comprimento aproximadamente) e sua metragem não poderia superar os 170 m2 totais. O programa estabelecido pelo cliente deveria responder às necessidades de uma família típica: uma área social composta por uma sala de estar-jantar-cozinha, um dormitório principal servido por um banheiro, dois dormitórios secundários com banheiro compartilhando, locais de serviço, solário, piscina e churrasqueira. 

Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk
Planta de Situação
Planta de Situação
Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

Em resposta a estes requerimentos, propõe-se uma moradia contida em um prisma puro e organizada sobre uma grelha modular de 1x1 metro, de parâmetros laterais maiormente oclusos e abertos para a parte frontal e posterior. 

Axonométrica
Axonométrica

Planejou-se a distribuição dos espaços em torno de um pátio central, o qual não somente contribuiria para iluminar as circulações interiores, mas também - por sua disposição em planta - gerar ventilações cruzadas através de todos os locais da moradia. 

Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

A seleção dos materiais foi feita com a intenção de priorizar o controle dos custos e sua velocidade e praticidade construtiva. No lugar do tradicional concreto aparente empregado em nossas moradias, recorreu-se ao tijolo oco portante, e no lugar do pavimento de cimento polido, decidiu-se revestir com placas de 1x1 m de porcelanato de acabamento em forma de cimento. 

Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

A fim de preservar a intimidade dos dormitórios frontais - sem que estes perdessem as vistas ao exterior - e de protegê-los da incidência direta do sol, criou-se um artefato constituído por persianas verticais e um pergolado de madeira estruturado por perfis de aço duplo em T. Um recurso similar foi utilizado para gerar uma galeria na parte posterior que servisse de expansão ao dormitório principal e à área social.

Corte A
Corte A

Com o propósito de enfatizar a luminosidade e a sensação de amplitude dos seus espaços sugerimos um interior cromaticamente claro, enquanto para o exterior propomos um acabamento mais escuro, capaz de dialogar sem competição com seu entorno natural. 

Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

A primeira moradia da série foi construída em 2016 no bairro de La Comarca (vizinho ao Nordelta) no Partido de Tigre de Buenos Aires.

Cortesia de Luciano Kruk
Cortesia de Luciano Kruk

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Luciano Kruk
Escritório
Cita: "Casa 2LH / Luciano Kruk" [House 2LH / Luciano Kruk] 09 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877363/casa-2lh-luciano-kruk> ISSN 0719-8906