Parque Educativo para a Reconciliação / Jaime Cabal Mejía + Jorge Buitrago Gutiérrez

Parque Educativo para a Reconciliação / Jaime Cabal Mejía + Jorge Buitrago Gutiérrez - Mais Imagens+ 15

San Pedro de Urabá, Colômbia
  • Arquitetos: Jaime Cabal Mejía, Jorge Buitrago Gutiérrez; Jaime Cabal Mejía, Jorge Buitrago Gutiérrez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  775
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Gómez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CONPRE S.A, METALICAS URIBE, Mosaicos Bien
  • Colaboradores: Teresa Tognetti Bottone, Carlos Andrés Palacio Mejía
  • Cidade: San Pedro de Urabá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Gómez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em San Pedro de Urabá, uma pequena cidade que pertence a uma região no lado noroeste de Antioquia e fica a 425 km da cidade de Medellín, a capital. Esta cidade foi marcada por conflitos violentos, em primeiro lugar, relacionados à extração ilegal de seus recursos naturais e, em seguida, relacionados à criação de grupos armados ilegais, deixando milhares de vítimas.

© Sergio Gómez

O projeto faz parte de um plano ambicioso do governo de Antioquia, que busca projetar e construir um grupo de oitenta parques educativos em diferentes municípios da região, o que proporcionaria uma infraestrutura educacional adequada a uma comunidade tão vulnerável.

© Sergio Gómez
Planta
© Sergio Gómez

O nome foi escolhido pelas pessoas e representa as necessidades sociais que marcam o histórico de sua comunidade. O edifício procura que o vazio e a sombra sejam convertidos em espaços de encontro e discussão, espaços que não precisam de um programa arquitetônico específico para promover diferentes atividades e permitir que as pessoas aproveitem o espaço como seu próprio caminho.

© Sergio Gómez

Em primeiro lugar, a estrutura espacial do projeto é organizada com dois elementos, o pátio como um espaço vazio, que funciona como uma área central que liga toda a edificação e faz referência à natureza, e o seu limiar, como um espaço com sombras e de entrada. Ambos os elementos são relacionados à arquitetura tradicional da região.

Corte
Corte

O projeto está localizado em uma morfologia urbana fragmentada e descontínua, característica típica da periferia, onde a natureza e as construções são misturadas, mostrando a paisagem que é constituída por condições culturais.

© Sergio Gómez

O caráter público do edifício torna seu relacionamento com a rua um tema importante. O Parque Educacional procura integrar-se com o espaço público circundante; tornando-se uma extensão do mesmo, um lugar que contribui, não só para os problemas acadêmicos, mas também sociais e culturais.

© Sergio Gómez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Pedro de Urabá, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Educativo para a Reconciliação / Jaime Cabal Mejía + Jorge Buitrago Gutiérrez" [Educational Park For Reconciliation / Jaime Cabal Mejía + Jorge Buitrago Gutiérrez] 02 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876971/parque-educativo-para-a-reconciliacao-jaime-cabal-mejia-plus-jorge-buitrago-gutierrez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.