Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia

O arquiteto Shigeru Ban assinou recentemente um acordo com a UN-Habitat - a agência das Nações Unidas encarregada de orientar o desenvolvimento sustentável - para projetar 20 mil novas habitações para refugiados no assentamento de Kalobeyei, no Quênia. Atualmente lar de mais de 37 mil refugiados, o assentamento em breve ultrapassará sua capacidade original de 45 mil - mais de 17 mil chegaram apenas este ano.

"O principal será projetar e construir um abrigo onde não seja necessária nenhuma supervisão técnica, usando materiais disponíveis nos arredores e ecológicos. É importante que as casas possam ser facilmente mantidas pelos habitantes ".

Ban tem muita experiência em projetos humanitários, incluindo mais de uma dúzia de projetos de habitações emergenciais para influxos migratórios em países como o Ruanda, a Itália e o Nepal, usando materiais de construção não convencionais como o papelão e os tubos de papel. Em uma visita recente ao assentamento de Kalobeyei, ele explicou a importância das tradições construtivas local no projeto, visando criar espaços familiares adaptados ao contexto à aos costumes.

"Os projetos de abrigos devem cumprir as normas nacionais de habitação, respondendo de forma responsável às condições e desafios climáticos locais, proporcionando soluções sustentáveis para os abrigos". Yuka Terada, coordenadora do projeto UN-HABITAT, concordou. "As abordagens da UN-HABITAT são fortemente participativas e as autoridades locais, bem como os representantes da comunidade de refugiados, também contribuirão com o processo de projeto".

Os projetos serão testados primeiramente em 20 protótipos de abrigos. Se forem bem sucedido, eles serão gradualmente implantados para substituir as estruturas existentes, muitas das quais já começaram a se degradar.

Saiba mais sobre o projeto no site da Agência das Nações Unidas para Refugiados, aqui.

Projetos Humanitários de Shigeru Ban

O premiado pelo Pritzker, Shigeru Ban, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia" 28 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876469/shigeru-ban-projetara-20-mil-novas-habitacoes-para-refugiados-no-quenia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.