Casa Matryoshka / Shift Architecture Urbanism

Casa Matryoshka / Shift Architecture Urbanism - Mais Imagens+ 12

Rotterdam, Países Baixos
  • Arquitetos: Shift architecture urbanism; Shift architecture urbanism
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:NoortjeKnulst
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Colet BV, VanderSchoot Trappen
  • Equipe: Thijs van Bijsterveldt, Oana Rades, Harm Timmermans, Thomas Grievink, Sara Frikech
  • Engenharia Estrutural: B2CO
  • Parceria: Makina
  • Construção: 13 Speciaal
  • Interiores: DaphnaLaurens, FabriekNL, Intrigue collection, Michael Schoner, Os Δ Oos, Palau, Truly Truly
  • Cidade: Rotterdam
Mais informaçõesMenos informações
© NoortjeKnulst

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Matryoskha transforma uma townhouse do início do século XX em dois apartamentos contemporâneos ao abri-la radicalmente. Localizada no centro de Roterdã, a casa estava em péssimo estado devido à conversão do imóvel em um hotel barato para trabalhadores pelo antigo proprietário. Incomodado com a negligência, um vizinho adquiriu a propriedade e deu ao escritório Shift a missão de realizar uma mudança radical.

© NoortjeKnulst

A casa foi desmanchada até restar apenas sua envoltória externa e a estrutura dos pisos, com a parte posterior removida em cada unidade para criar espaços de estar de pé direito duplo. Os espaços privados são suspensos nestes espaços amplos, criando um efeito matryoshka: uma caixa dentro de uma caixa. 

Planta
Planta

Os apartamentos inferiores possuem espaços de pé-direito duplo em ambas as fachadas frontal e posterior, isolando o volume dos quartos e banheiros como se estivessem flutuando em seu interior. Os dois vazios proporcionam as áreas de estar deste pavimento em semi-enterrado com 14 m de profundidade repleto de luz natural. 

© NoortjeKnulst

O apartamento superior é concebido como uma inversão da relação de cheios e vazios do apartamento inferior. Aqui os quartos, ao invés dos vazios, estão posicionados contra as fachadas, abrindo um espetacular espaço de pé-direito duplo no centro do apartamento, amplamente iluminado por uma grande abertura zenital.

© NoortjeKnulst

Os elementos históricos da fachada da rua foram restaurados. A fachada posterior foi removida completamente e substituída por uma estrutura de portal em aço galvanizado proporcionando estabilidade estrutural. Uma grande abertura de correr e três portas duplas do piso ao teto garantem que ambos os espaços de estar podem ser completamente abertos em direção ao jardim.

Axonométrico

No centro dos apartamentos, um volume revestido de aço galvanizado incorpora as escadas, banheiros, espaços de armazenamento e equipamentos de cozinha. Uma ilha de cozinha que parece flutuar em azulejos brancos está no centro de cada apartamento. 

Corte

O interior da casa é um diálogo constante entre o novo e o antigo, contemporâneo e tradicional, polido e áspero, acabado e inacabado. Quando possível, os detalhes originais da casa antiga foram preservados.

© NoortjeKnulst

A alvenaria original foi deixada exposta e a estrutura do telhado também é aparente. Materiais e cores mais quentes equilibram o uso do metal brilhante, do concreto e do aço em preto. 

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Matryoshka / Shift Architecture Urbanism" [Matryoshka House / Shift Architecture Urbanism] 30 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876266/casa-matryoshka-shift-architecture-urbanism> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.