Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura

Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 2 de 22Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 3 de 22Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 4 de 22Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 5 de 22Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Mais Imagens+ 17

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumt, Maderas Pedro, Marriott
  • Colaboradores: Aparecida Argüello, Oscar Mora, Fausto Quiroz
  • Cidade: Babahoyo
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 17 de 22
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente é um comunicador audiovisual, gestor cultural de eventos culturais, espírito livre e dono de um terreno de 7x10 m² onde deveria ser feita a intervenção. O projeto deveria captar o espírito não apenas criativo do usuário.

Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 14 de 22
© JAG Studio
Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 19 de 22
Planta

A casa está localizada em Babahoyo, Equador, uma cidade onde os espaços reduzidos são sinônimo de estreiteza, falta de ventilação e iluminação escassa. A desculpa sempre é a falta de orçamento. A aposta é conseguir um respiro, uma oportunidade de gerar com poucos recursos uma solução que satisfaça as necessidades reais.

Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 4 de 22
© JAG Studio

Sua materialidade construtiva experimenta tipologias básicas de envolventes, utilizando a composição como ferramenta de exploração. É construída com alvenaria de blocos de concreto sobrepostos; portas e janelas de arquétipos tradicionais em madeira, vidro e metal; beirais transparentes como resposta à necessidade de iluminação; grandes janelas para favorecer a ventilação cruzada que permite lidar com o clima tropical da região. A proposta inclui o desenho do mobiliário dentro dos cânones mínimos para economizar espaço e gerar um ambiente útil. 

Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 9 de 22
© JAG Studio
Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 20 de 22
Axonométrica
Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 3 de 22
© JAG Studio

Definir a resposta de uma residência mínima, através de diferentes estratégias como a aplicação de princípios de desenho sustentável, uso de materiais locais de baixa energia incorporada e a participação da mão de obra local. Seguir no processo pela busca de maneiras que questionam possibilidades de ter uma solução de cidade mais próxima da realidade que otimize seus recursos.

Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 13 de 22
© JAG Studio

Originalmente publicado em Julho 19, 2017.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa entre blocos / Natura Futura Arquitectura" [Casa entre Bloques / Natura Futura Arquitectura] 17 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876077/casa-entre-blocos-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.