Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura

Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura

Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Fachada, Vidro, Concreto, Viga, CorrimãoGaleria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Porta, Janela, Tijolo, Vidro, Fachada, PilarGaleria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Janela, FachadaGaleria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - VigaGaleria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Ateliê de Arquitetura; Ateliê de Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  235
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:MCA Estudio
  • Obra Civil: MARTINEZ OYA CONSTRUTORA
  • Instalações: Saulo Guimaraes e Mônica
  • Cliente: Ricardo Cantarino
  • Autoras: Anna Backheuser e Elaine Fachetti
  • Arquiteta Responsável: Elaine Fachetti
  • Equipe: Ilana Luztman
  • Cidade: Saúde
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Janela, Fachada
© MCA Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há muitos anos, quando nem se pensava na reabilitação do centro do Rio, a proprietária da Galeria Metara passou pelo Moinho Fluminense e se apaixonou pelo prédio. Ao lado achou um sobrado e resolveu adquiri-lo apesar de seu estado de deterioração completa.

Situação

O bucólico prédio de 3 andares, data de 1870 e foi clicado nas fotos do Marc Ferrez em 1896. O espaço já serviu de curtume e gráfica.

Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Fachada, Vidro, Concreto, Viga, Corrimão
© MCA Estudio

Hoje a nova Galeria Metara que por anos funcionou em Ipanema fica na rua Sacadura Cabral próxima ao ponto do VLT, do lado da Praça da Harmonia, a passos do Aquário e do novo espaço do Teatro Municipal dentro do que agora conhecermos como área do Porto Maravilha.

Planta - Térreo

O Ateliê de Arquitetura que já tinha participado da restauração da Casa do Choro na rua da Carioca junto com Alfredo Brito e B+BAR e desta vez foi responsável pelo projeto contemplado pelo programa da prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a CDURP que visa estimular a restauração dos sobrados da zona portuária.

Corte A

O projeto manteve a volumetria e a fachada original do imóvel mas transformou completamente a sua área interna para adequa-la ao novo uso. Praticamente todas as paredes foram demolidas criando espaços mais amplos que possibilitam diversas maneiras de exposição.

Elevação

O mezanino intermediário mantém a idéia do pé direito original mas cria novos espaços de utilização. A circulação foi distribuída de maneira mais fluida através de escada aberta ligando os pavimentos.

Corte Perspectivado

As paredes de tijolo de demolição ficaram aparentes contrastando com a nova estrutura metálica. Com a reforma, o imóvel ganhou tb um pequeno terraço no piso superior. As madeiras dos pisos foram tratadas e reutilizadas mas o teto que estava totalmente destruído foi todo reconstruído mantendo o desenho original com uma clarabóia que deixa a luz invadir todo o espaço.

Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Porta, Janela, Tijolo, Vidro, Fachada, Pilar
© MCA Estudio

O Ateliê de Arquitetura tem uma ligação com a zona portuária pois divide o escritório em Ipanema com escritório B+BAR do arquiteto João Pedro Backheuser, irmão de uma das sócias e  responsável  pelo projeto do Porto Maravilha, possibilitando uma troca de informações constante sobre a o centro da cidade.

Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura - Viga
© MCA Estudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Sacadura Cabral, 264 - Saúde, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria Metara Porto Maravilha / Ateliê de Arquitetura" 30 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875899/galeria-metara-porto-maravilha-atelie-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.