IAB-RS lança concurso para o memorial das vítimas da Boate Kiss

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) lançou no início desta semana, em Santa Maria (RS), o concurso público nacional para a seleção de projetos para a construção do Memorial às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss.

Três iniciativas marcaram o evento: a assinatura do termo de desapropriação do imóvel localizado na Rua dos Andradas, no centro de Santa Maria; a apresentação do concurso público nacional de Arquitetos para execução do memorial, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB- RS); e a assinatura de um termo de cooperação entre prefeitura e Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (AVTSM), com apoio do IAB-RS. O documento estabelece que o município será responsável pela contratação e licitação da empresa que fará o projeto do memorial e da empresa que construirá a homenagem.

O concurso terá custo estimado entre R$ 160 mil e R$ 250 mil e a captação de recursos deve ocorrer até setembro. A seleção dos inscritos começa em setembro. Antes disso, é preciso captar recursos, por meio da internet, que serão investidos para a execução do projeto vencedor e custos com o concurso. Também foram anunciados pelo IAB-RS dois seminários que ocorrerão em agosto na cidade, para unir a AVTSM e a comunidade envolvida no processo de construção de memorial.

Cronograma do concurso

  • 24 de julho – Lançamento da plataforma digital para crowdfunding (financiamento coletivo pela internet)
  • 18 e 19 de agosto – Seminário com apresentação de memoriais, propostas da AVTSM, conversa aberta à comunidade, definição do conceito e demais desdobramentos
  • Setembro (sem data definida) – Abertura do prazo de inscrição dos projetos
  • Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 – Divulgação dos resultados
  • 27 de janeiro de 2018 - O compromisso assumido pelo prefeito é de que na data em que a tragédia completa cinco anos, em 27 de janeiro de 2018, o prédio esteja demolido e à disposição da associação.

Via IAB-RS

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "IAB-RS lança concurso para o memorial das vítimas da Boate Kiss" 12 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875660/iab-rs-lanca-concurso-para-o-memorial-das-vitimas-da-boate-kiss> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.