O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Clínica
  4. Paraguai
  5. Estudio ELGUE
  6. 2016
  7. Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE

Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE

Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE
Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE, Cortesia de Estudio Elgue
Cortesia de Estudio Elgue

© Berenice Gómez Crosa Cortesia de Estudio Elgue Cortesia de Estudio Elgue Cortesia de Estudio Elgue + 29

  • Arquitetos

  • Localização

    Santa Rosa 944, Asunción, Paraguay
  • Architects in Charge

    Luis Elgue, Cecilia Román
  • Área

    350.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Cortesia de Estudio Elgue
Cortesia de Estudio Elgue

Em meio de um momento de formulações e reformulações sobre um modelo de cidade contemporânea em busca da otimização de vários recursos, o tema da habitação/produção ocupa um espaço relevante quando se trata de economia de energia, mobilidade eficiente, contaminação reduzida, etc. O espaço/tempo entre estas duas atividades é determinante: quanto maior a distância entre residência e trabalho, maiores se tornam esses fatores. A partir disso, a ideia da unidade produtiva urbana é uma saída. "Trabalho onde moro e moro onde trabalho" junto à reutilização de estruturas existentes para reforma e ampliação, são ações que colaboram com um modelo eficiente de cidade. Não estamos apenas diante de uma operação de reciclagem material, mas também ética.

Cortesia de Estudio Elgue
Cortesia de Estudio Elgue

O projeto consiste na reforma de uma residência existente para tornar-se uma residência/clínica médica, um espaço que não é inteiramente público, nem inteiramente privado, um espaço misto.

© Berenice Gómez Crosa
© Berenice Gómez Crosa
Planta - Pavimento Inferior
Planta - Pavimento Inferior

A clínica se articula espacialmente como umas barras de consultórios, paralelas à rua (uma delas existente e outra proposta), e um interstício que contém áreas comuns: escada, ponte, serviços e pátios, um retiro da linha municipal em forma de espaço público que conecta a rua com o interior de esperas e pátios, unificando-os em um grande vazio no nível térreo.

Planta - Pavimento Superior
Planta - Pavimento Superior

O edifício propõe o uso de recursos naturais próprios para economia de energia: os pátios N/S para ventilação e iluminação natural, diferenças de altura de cobertura para maior ventilação cruzada, ventilação por convecção e luz indireta L/O, além de um tecido cerâmico da fachada oeste, a mais exposta ao forte sol da cidade de Assunção. 

Cortesia de Estudio Elgue
Cortesia de Estudio Elgue

Embora o tijolo seja um material de uso recorrente no Paraguai, muito reconhecido em sua lógica de material portante, nessa obra o utilizamos no sentido inverso, explorando outros modos não-tradicionais de construção. Amparados na técnica da pré-fabricação de painéis armados em obra, propusemos peles cerâmicas em condições estruturais diversas: penduradas e desmontáveis nas coberturas; em cortes, como uma pele dupla que unifica a rua, a construção nova e a construção existente; e, finalmente, em uma malha de altura dupla apoiada e um ponto de equilíbrio, com uma condição estrutural mista de tração, compressão e encurvadura lateral. Estas cascas cerâmicas funcionam como uma grande persiana que configura a peça principal do conjunto, já que representa o elemento que conecta o projeto à rua e proporciona uma escala pública ao edifício.

Fachada
Fachada
Croqui
Croqui
Cortesia de Estudio Elgue
Cortesia de Estudio Elgue

Na fusão entre espaço público (clínica) e espaço privado (residência), estes envoltórios cerâmicos em estado de suspensão funcionam como vínculo entre essas duas dimensões, onde sua condição tridimensional configura o encontro de um vazio misto entre o coletivo e o particular. Na horizontal e vertical, constroem o centro que configura o espaço comum e de encontro entre residência e clínica, entre o habitante permanente e o transitório, conectando-os com a rua. É uma marca, a característica de uma voz que pretende extrair a essência desta vida mista, oferecendo esse modelo à cidade como expressão de uma vida mais urbana e mais humana.

© Berenice Gómez Crosa
© Berenice Gómez Crosa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE" [MEMOIR MEDICAL CLINIC / Estudio ELGUE] 17 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875440/clinica-medica-memoir-estudio-elgue> ISSN 0719-8906