Casa e Escritório / QUATRE

Casa e Escritório / QUATRE - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: QUATRE; QUATRE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias: Samuel Defourny
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Novy, PREFA, Prefa GmbH, SVK, Schüco, Sika, Sprimoglass
© Samuel Defourny

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, composto por uma residência e escritórios, está localizado no último terreno vazio da rua. A localização é central, já que está próxima a diversos serviços municipais (estação de trem, pontos de ônibus, escolas e lojas), o que otimizará os deslocamentos diários e facilitará o uso de meios de transporte.

© Samuel Defourny

A posição na rua configura uma superfície de recuo limitada nas três fachadas. Além disso, esta implantação complementou o tecido urbano. A volumetria do edifício corresponde às de outras residências da rua: o volume principal confronta a rua e o volume "anexo" se estabelece apenas no térreo. O projeto está alinhado com as fachadas orientadas à rua, assim como os volumes adjacentes no pavimento dos dormitórios.

© Samuel Defourny

A cobertura da plataforma corresponde a outros volumes presentes na rua. A elevação da superfície da residência cria um fluxo com o jardim (situado a um metro e meio de altura), o que permite ver a atividade no escritório de arquitetura localizado no semi-sótão e proporciona entrada de luz natural constante.

© Samuel Defourny

Os materiais foram escolhidos a partir do padrão de acabamento das fachadas e empenas da rua. A fachada da rua foi revestida com elementos de alumínio posicionados como diamantes, enquanto que as empenas traseiras e fachadas foram cobertas com revestimento de fibrocimento do mesmo tamanho. Estes materiais são leves e correspondem à técnica da estrutura de suporte em madeira.

Corte

Dado seu grande grau de isolamento (estrutura de madeira, janelas de triplo envidraçamento passivo, orientação e sistema de ventilação de fluxo duplo), o projeto não requer um sistema de aquecimento central, por isso foi apenas equipado com um aquecedor de pellets complementar.

© Samuel Defourny

De modo geral, esse projeto foi desenhado com a intenção de integrar o contexto ecológico atual, tanto no que se refere a sua localização, quanto aos seus materiais e sua implementação técnica. 

© Samuel Defourny

A parte interna foi revestida com materiais naturais, contrastando com o rigor da arquitetura externa. O sótão foi inteiramente construído em concreto pré-fabricado. O térreo foi coberto de piso a teto com tábuas de madeira de cinzas claras. Este acabamento proporciona decoração e aconchego ao espaço. A iluminação integrada foi escolhida por razões ecológicas e econômicas. Foram aplicadas cores claras nas paredes e pisos para otimizar a iluminação e aumentar o brilho dos espaços.

© Samuel Defourny

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa e Escritório / QUATRE" [House and Office / QUATRE] 17 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875438/casa-e-escritorio-quatre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.