Memorial Rivesaltes / Rudy Ricciotti + Passelac & Roques

Memorial Rivesaltes / Rudy Ricciotti + Passelac & Roques - Mais Imagens+ 28

© Kevin Dolmaire

Descrição enviada pela equipe de projeto. Não podemos permanecer afastados da história de Camp Joffre através de um discurso indiferente ao drama humano que se desenrolou neste mesmo lugar. O memorial é silencioso e ponderado - incorpora a responsabilidade da memória.

© Kevin Dolmaire
Planta
© Kevin Dolmaire

Este memorial encontra-se na terra, encarando o bloco F, com uma determinação calma e silenciosa, intocada, inclinada para o céu. De imediato, enterrado e emergindo da terra, o memorial aparece na superfície da paisagem natural quando se entra no campo e se estende até a extremidade oriental do antigo local de encontro, a uma altura que está nivelada com os telhados das Bunkhouses existentes. Este arranjo ou co-visibilidade não dificulta a leitura das características do bloco F. Os efeitos da erosão ao longo do tempo são visíveis em alguns dos edifícios, marcando assim apagamento e ausência, questionando a memória ou o esquecimento do visitante. O Memorial de Rivesaltes, comprimido entre terra e céu, entre passado e memória, encontra-se exatamente no presente e na própria vida. Sua violência formal demonstra a impossibilidade de esquecer. Escavação e petrificação de uma memória apagada.

© Kevin Dolmaire
© Kevin Dolmaire

A construção integral de concreto é a única escritura estrutural. O memorial é representado por um monólito de concreto de cor ocre fundido no lugar. A massividade do material foi alcançada por uma tecnologia que permite evitar os furos de cofragem. O memorial é acessado por uma via indireta através de uma rampa parcialmente enterrada no solo. Este túnel termina abruptamente: o visitante encontra-se enfrentando um bloco de 240 metros de comprimento. O memorial não oferece vista do exterior, exceto pelo céu. Três pátios estruturam a organização dos laboratórios de aprendizagem, área social e escritórios, proporcionando uma certa sensação de conforto.

© Kevin Dolmaire

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:66600 Rivesaltes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Memorial Rivesaltes / Rudy Ricciotti + Passelac & Roques" [The Rivesaltes Memorial / Rudy Ricciotti + Passelac & Roques] 05 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875194/memorial-rivesaltes-rudy-ricciotti-plus-passelac-and-roques> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.