Seminário Internacional Modos de Habitar - Arquiteturas Anfíbias

O curso de pós-graduação lato sensu Habitação e Cidade, da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, promove em julho a 1ª Edição do Seminário Internacional Modos de Habitar “Arquiteturas Anfíbias”, com inscrições abertas até 30 de junho.

A proposta do encontro será refletir sobre as chamadas palafitas, ou ‘arquiteturas anfíbias’, por sua condição de limiar entre as águas e a dita ‘terra firme’. Trata-se de uma estratégia de ocupação característica de várias regiões do Brasil, algumas das quais – junto às cidades do Recife e de Belém – já foram objeto de estudo do curso Habitação e Cidade. Esta especialização, tanto nas reflexões como nas práticas de projeto que fazem parte de sua estrutura, transitou nos seus nove anos de existência pelas mais diversas condições de implantação de conjuntos urbanos para a constituição do habitat humano e agora desenvolve seu primeiro seminário internacional.

Os encontros, que acontecem de 08 a 15 de julho promoverão a reflexão propositiva sobre os tipos de construção, discutindo possibilidades pouco exploradas e abrindo perspectivas para sua aplicação atualizada junto a Políticas Públicas. A área de estudo escolhida está localizada na cidade de Santos (SP).

O primeiro Seminário explorará novas alternativas de projeto para áreas de extrema fragilidade ambiental, porém de grande potencialidade, onde se encontram palafitas, atualizando como tipo arquitetônico essa forma tradicional imemorial de se construir, sendo assim apoio para a transformação do habitat humano contemporâneo, que não deve ser desenhado de forma genérica e desconectada, mas de maneira apropriada e organicamente relacionada com as condições ambientais e culturais presentes.

O Seminário Internacional Modos de Habitar “Arquiteturas Anfíbias” é organizado pelos professores e arquitetos Ruben Otero, Luis Octavio de Faria e Silva, Maria Teresa Fedeli, Victor Minghini e Karina Gabriel. Contará com ateliers de projeto coordenados por representantes dos escritórios de arquitetura Una Arquitetos, Andrade Morettin, Colectivo Aqua Alta e Domenico Potenza.

As inscrições devem ser realizadas no site da Escola da Cidade (www.escoladacidade.edu.br) até 30 de junho, onde também podem ser obtidas mais informações, além do programa completo do evento.

Seminário Internacional Modos de Habitar “Arquiteturas Anfíbias” - 1ª Edição
• Data: de 08 a 15 de julho
• Horário: Das 9h às 16h / Das 14h às 21h
• Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim (65) – São Paulo
• Informações: www.escoladacidade.edu.br

  • Título

    Seminário Internacional Modos de Habitar - Arquiteturas Anfíbias
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    08 de Julho de 2017 09:00 AM
  • Até

    15 de Julho de 2017 09:00 PM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Internacional Modos de Habitar - Arquiteturas Anfíbias" 28 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874678/seminario-internacional-modos-de-habitar-arquiteturas-anfibias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.