Edifício Sucre 734 / Carlos Levit + del Puerto Sardin Arquitectos

Edifício Sucre 734 / Carlos Levit + del Puerto Sardin Arquitectos - Mais Imagens+ 12

  • Arquiteto Responsável: del Puerto Sardin Arquitectos
  • Projeto E Coordenação: Carlos Levit / del Puerto – Sardin Arquitectos
  • Colaboradores: Diego Cohen, Leonardo Mancini
  • Assessoria Engenharia Industrial: Eduardo Diner
  • Instalações: GNBA
  • Paisagismo: Cristina Lemehaute
  • Cidade: Belgrano
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos

28 UNIDADES DE MORADIA

Trata-se de um edifício residencial multifamiliar no bairro de Bajo Belgrano em um amplo lote entre empenas, próximo ao rio da Prata.

Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos

Um embasamento contém o hall de entrada, além disso, uma caixa de vidro provista com elementos de madeira regula a relação visual com a rua. Um primeiro filtro conforma um fechamento de vidro e finas chapas de madeira emolduradas por um arco de concreto. Este atua como diafragma entre o âmbito público e o universo privado e recupera, por sua altura, a escala humana. O setor posterior do térreo está destinado às garagens.O resto das mesmas se alojam no subsolo conjuntamente com as salas de máquinas. 

Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos

Os sete pavimentos habitacionais combinam unidades de dois dormitórios com e sem dependências. Nas expansões, um conjunto de brises verticais materializados com finas chapas de madeira e as varandas com cabos de aço conformam uma membrana repleta de trepadeiras que, com o tempo, cobrirão parte das fachadas. Este efeito, em vez de proteger o edifício da incidência solar direta, cria um jardim vertical que enriquece as expansões e as convertem em espaços de transição entre o exterior e o interior das moradias. Assim o edifício se mantem preso entre duas naturezas. 

Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos

O edifício é concebido como a articulação harmônica entre o mineral representado pelo concreto rugoso na totalidade das superfícies, como uma rocha artificial conjuntamente com as superfícies envidraçadas, e o orgânico representado pelas envolventes de madeira e o componente vegetal. Desta forma, cria-se um impacto positivo na paisagem urbana do bairro com a geração de um clima mais natural. 

Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos

O oitavo pavimento está recuado em ambas frentes e abriga o salão multiuso, churrasqueira, academia e amplos terraços. Todas as coberturas do edifício são acessíveis, com terra e grama, piscina e varandas sobre a academia. As coberturas se tornam mirantes para o rio, para o Parque 3 de Fevereiro e para a cidade. 

Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos

O impermanente, o incompleto, o imperfeito

Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos

Um desejo fundamental da nossa produção era converter as obras em seres vivos que pudessem crescer e enriquecer com o passar do tempo e assim experimentar mutações imprevistas, surpreendentes por seu componente orgânico, mudando continuamente com os ciclos naturais.

Cortesía de del Puerto Sardin Arquitectos
Fachada Frontal

Provocar a experimentação das mudanças sazonais tão esquecidas na vida contemporânea. Deslocar o tempo convencional para deixar renascer um tempo dilatado, não pragmático onde os espaços habilitem a morosidade da contemplação do natural. Conceber uma arquitetura que reinvente o entorno positivamente e nos permita habitar mais em contato com o meio ambiente. 

Croqui

A busca pela beleza imperfeita, impermanente e incompleta remete à estética wabi-sabi. A beleza e a serenidade que aparecem com a idade. Uma arquitetura que surge de um processo natural cujas características são a simplicidade, a modéstia, a naturabilidade de suas qualidades materiais e a aspereza autêntica das texturas. Os revestimentos rústicos dos pisos de paralelepípedo e a aspereza das estruturas de concreto armado recebem as marcas orgânicas como um dom. Também a presença da madeira e o crescimento contínuo da vegetação permitem que o tempo embeleze o construído. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mariscal Antonio José de Sucre 734, Cdad. Autônoma de Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Sucre 734 / Carlos Levit + del Puerto Sardin Arquitectos" [Edificio Sucre 734 / Carlos Levit + del Puerto Sardin Arquitectos] 27 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874504/edificio-sucre-734-del-puerto-sardin-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.