Centro de Arte e Cultura de Weinan

Imagem © Yao Li

Centro de Arte e Cultura de Weinan - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: THAD; THAD
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yao Li
  • Cliente: Secretaria Municipal de Cultura de Weinan
  • área Construída: 33.942 m²
  • Altura: 24m
  • Período De Projeto: Julho 2009 ~ Setembro 2010
  • Ano De Conclusão: Agosto 2014
  • Arquiteto Responsável: Zhuang Weimin
  • Equipe De Projeto: Zhuang Weimin, Zhang Wei, Gao Guocheng, Liang sisi, Kang, Pan Anping, Liu Yi Chuan, Luo Xinyu, Zhong Gui-Sheng, Xu Hua, Li Shuqin, Meng Xiuting, etc.
  • Cidade: Weinan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Fachada Sul. Imagem © Yao Li

Identificando os Problemas

A construção de médios e grandes teatros em cidades chinesas está a todo vapor desde o início do novo século. No entanto, tais teatros enfrentaram vários problemas em relação à sua operação e manutenção. Realizamos uma pesquisa de cerca de vinte casos e os resultados podem ser resumidos nos seguintes tópicos:

  1. Tais teatros não sustentam uma operação normal devido à orientação empresarial mal escolhida, aos custos de operação excessivamente elevados, à falta de programas e a baixa demanda do público.
  2. Eles não conseguem pagar o custo da eletricidade devido ao alto consumo de energia dos edifícios, especialmente por conta dos fechamentos em vidro. Em geral, os aparelhos de ar condicionado são ligados a todas as salas dos teatros; se apenas uma sala está sendo utilizada, todas as outras tem que ser ligadas. 
  3. Eles não conseguem ganhar dinheiro. Devido às restrições institucionais, o investimento apenas cobre o próprio teatro, excluindo instalações comerciais e espaços para o desenvolvimento de indústrias criativas culturais.
  4. Eles não atraem grandes públicos. Alguns desses teatros estão localizados em novos distritos urbanos, com pouco apoio de comunidades vizinhas.

Devido a estes problemas, alguns dos teatros podem organizar apenas poucas performances por ano. Ao invés de funcionar como o "salão cultural" das cidades, eles se tornaram fardos financeiros para os governos locais.

Resolvendo os Problemas

Juntamente com a Secretaria de Cultura, elaboramos a seguinte estratégia para a cidade de Weinan, a ser implementada durante a concepção do programa arquitetônico:

  1. Criar uma Companhia de Ópera de Shaanxi, que irá desenvolver um repertório e ser incorporada ao teatro. Priorizar a propriedade intelectual original com características regionais, e ao mesmo tempo atender as necessidades de performances teatrais mais universais. 
  2. Evitar um hall central que leve a várias salas.O exterior deve ser construído principalmente com pedras e tijolos, com aplicação reduzida de paredes de cortinas de vidro.
  3. Construir instalações comerciais de 10.000 m² para apoio à arte e à cultura. O pequeno teatro não terá assentos fixos e, portanto, pode ser facilmente alugado para reuniões de negócios ou festas.
  4. Atividades realizadas pelos habitantes das comunidades vizinhas serão levadas em consideração. Disponibilizar um palco ao ar livre ao norte do pequeno teatro, para que os bastidores profissionais sejam compartilhados com artistas amadores. Incluir uma espelho d'água central atraentepara pais e filhos, assim como banheiros / vestiários para atividades ao ar livre sob a paisagem inclinada.

Imagem © Yao Li
Detalhe da Cortina de Vidro. Imagem © Yao Li

Centro de Artes

Na ausência de um hall central que conduza às várias salas, o projeto será desenvolvido como um cluster de arte composto por três edifícios. Destacando as características locais, o layout assimétrico serve para mitigar a rigidez do eixo principal da área administrativa central. A Ópera de Shaanxi apresenta uma melodia sonora e uma intensa paixão.Com base nesse atributo cultural, os edifícios são variações de uma caixa que contrastam umas com as outras, mas mantêm uma consistência.Os três edifícios são voltados a diferentes direções e dialogam uns com os outros, produzindo assim um senso de lugar.

Imagem © Yao Li
Planta Baixa Geral
Interior do Grande Teatro. Imagem © Yao Li

Características

Os materiais externos dos três edifícios são tradicionais tijolos cinzas do local, pedras e vidro. Um contraste de texturas é visível entre as paredes de tijolos e as paredes em vidro, que apresentam lacunas entre algumas placas para reduzir o consumo de energia.As superfícies verticais de tijolos cinza têm projeções de 2 cm, 6 cm e 10 cm, cujo jogo de sombras pode animar todo o edifício. As linhas oblíquas de aço foram projetadas para ecoar a textura do grande espaço verde na área do centro cultural e administrativo; elas se estendem das paredes e misturam-se ao solo, criando uma relação homogênea com a paisagem. As janelas na parede do sul são moldadas em uma homenagem à arquitetura tradicional de Guanzhong.No terreno, um ambiência especial é criada pelo desenho irregular da paisagem e do espelho d'água, bem como a diversidade de formas arquitetônicas e texturas das superfícies.

Imagem © Yao Li
Imagem © Yao Li

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Weinan, Província de Shaanxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Arte e Cultura de Weinan" [渭南市文化艺术中心 / 清华大学建筑设计研究院] 01 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874442/centro-de-arte-e-cultura-de-weinan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.