O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Estrutura inspirada no corpo humano resiste a terremotos

Estrutura inspirada no corpo humano resiste a terremotos

  • 07:00 - 16 Junho, 2017
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Eduardo Souza
Estrutura inspirada no corpo humano resiste a terremotos
Estrutura inspirada no corpo humano resiste a terremotos, © Zero Damage
© Zero Damage

Inspirados pelo comportamento instintivo e a flexibilidade do corpo humano para manter sua integridade física ante perturbações externas, a start-up porto-riquenha Zero Damage projetou uma estrtutura que reage de maneira autônoma nos terremotos e é capaz de neutralizar o período de vibração de um edifício.

Fundado pelo arquiteto Wilfredo Méndez e a engenheira mecânica Esmeralda Ninõ em 2016, o projeto combina parâmetros biomecânicos com princípios da inteligência artificial: a estrutura "sente", processa e reage de maneira dinâmica ao período de vibração gerado por um evento sísmico em um edifício. Este sistema é capaz de reconfigurar o projeto estrutural em tempo real, assim como o corpo humano reage ante perturbações externas que afetem seu equilíbrio.

O principal desafio do projeto, apontam os autores, foi projetar um sistema eletro-mecânico ativo capaz de controlar as enormes cargas que recorrem uma estrutura de um edifício durante um terremoto. Nesse sentido, a empresa conta com uma equipe de consultores técnicos e projetistas com quem desenvolve os algoritmos baseados na inteligência artificial que controlarão o sistema, além de toda a engenharia de fachadas necessárias para acoplar-se de maneira segura a essa estrutura adaptável.

O sistema também tem a sua dimensão de sustentabilidade, aquela própria dos sistemas biológicos multifuncionais, pois utiliza uma mesma quantidade de elementos e materiais para adaptar-se a condições de cargas variáveis. Zero Damage está próximo a desenvolver o primeiro protótipo do sistema autônomo, e para isso está aberto a receber investimentos de entidades e empresas que desejem fazer parte do projeto.

Para seguir o desenvolvimento do projeto visite o seu site , seu Facebook e sua conta no Twitter.

© Zero Damage
© Zero Damage
© Zero Damage
© Zero Damage
© Zero Damage
© Zero Damage

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "Estrutura inspirada no corpo humano resiste a terremotos" [Start-up desarrollará prototipo de estructura sismorresistente inspirada en el cuerpo humano] 16 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873727/estrutura-inspirada-no-corpo-humano-resiste-a-terremotos> ISSN 0719-8906