Sede da Fundação Norman Foster é inaugurada em Madri

Sede da Fundação Norman Foster é inaugurada em Madri - Mais Imagens+ 12

No dia primeiro de junho foi oficialmente inaugurada a sede da Fundação Norman Foster em Madri, com o Fórum Future is Now, contando com personalidades de destaque no mundo da arquitetura, urbanismo, infraestrutura, tecnologia e arte, em um ato apoiado pela prefeita de Madri, Manuela Carmena. Durante um dia, 1.800 convidados, dos quais 1.100 eram estudantes de 32 universidades da Espanha e outros países, assistiram às palestras de Michael Bloomberg (e-prefeito de Nova Iorque), Jonathan Ive e o Prêmio Pritzker de 2016, Alejandro Aravena.

© Norman Foster Foundation

Uma ação inumerável com a presença de grandes personalidades de todos os âmbitos da sociedade. Não poderia começar de outra maneira a jornada da nova sede da Fundação Norman Foster em Madri. Com um claro objetivo de fomentar o pensamento e a pesquisa interdisciplinar para ajudar às novas gerações de arquitetos, designers e urbanistas, a Fundação será responsável por antever os novos desafios do futuro. Com seu primeiro projeto, o Droneport, buscou-se gerar uma infraestrutura que permitisse distribuir suprimentos médicos e outros bens de primeira necessidade a áreas de difícil acesso.

© Norman Foster Foundation

Coincidindo com essa inauguração, a Fundação anunciará iniciativas, projetos e publicações em colaboração com uma série de instituições como o MIT, o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique ou a própria Universidade Politécnica de Madri. Nas palavras de Norman Foster:

A fundação nasce da aspiração de ajudar as novas gerações a estarem mais preparadas para antecipar-se ao futuro, especialmente em uma época de profunda incerteza global, e sobretudo a partir do desejo de colaborar com aqueles profissionais preocupados com o meio ambiente e o futuro do entorno urbano. Sob todo isso está nossa fé no valor da arquitetura, da infraestrutura e do urbanismo para servir à sociedade e proporcionar mudanças positivas para o bem coletivo. Talvez isso soe um tanto utópico, mas certamente tudo que nos rodeia é fruto de um ato consciente de desenho. A qualidade do desenho determina a qualidade de nossa vida.

© Norman Foster Foundation

Quanto às palestras, o primeiro Fórum Future is Now tratou das temáticas da cidade, da tecnologia, do desenho, além das infraestruturas. Para isso, contou-se com algumas das mentes mais brilhantes de cada área, destacando Michael Bloomberg (ex-prefeito de Nova Iorque) en Cidades, Jonathan Ive (diretor de projeto da Apple) em Tecnologia e Desenho, ou Alejandro Aravena em Infraestrutura.

O núcleo da Fundação é seu Arquivo: criado em 2015, o arquivo tem como objetivo conservar e divulgar a obra de Norman Foster. O acesso a ele será possível, primeiramente, em uma plataforma online, através de uma base de dados aberta disponível no site da Fundação.

© Norman Foster Foundation

O arquivo inclui mais de 74..000 documentos que incluem desenhos, plantas, maquetes, material fotográfico, cadernos de desenho e objetos pessoas, entre outros itens. Estará localizado na sede da fundação em Madri, em um antigo palacete histórico da rua Monte Esquinza. Ali também encontraremos a biblioteca e algumas salas de estudo e trabalho, além de um Pavilhão no pátio do palacete projetado pelo escritório integrado pela equipe de Norman Foster Foundation. Nesse espaço será instalada uma peça da artista Cristina Iglesias que proporciona um local de sombra sobre a fachada do Pavilhão, onde será possível assistir a programas e atos da fundação.

A Fundação será um novo foco atrativo de turistas especializados em arquitetura. Desde cedo, se transforma em um destino imprescindível para qualquer um que visite Madri e queira conhecer em maior profundidade a obra de um arquiteto que, sem dúvidas, mudou o curso da arquitetura e, por extensão, da sociedade.

© Guillermo Rodríguez
© Norman Foster Foundation
© Norman Foster Foundation
© Guillermo Rodríguez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Picado, Miguel. "Sede da Fundação Norman Foster é inaugurada em Madri" [Inaugurada la sede de la Fundación Norman Foster en Madrid] 20 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873422/inaugurada-a-sede-da-fundacao-norman-foster-em-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.