Editora da Cidade promove relançamento do livro ‘O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas’, de Antonio Carlos Barossi

A Editora da Cidade, da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, promove no dia 09 de junho, a partir das 19h30 horas, na Escola da Cidade, o lançamento do livro ‘O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas’, organizado pelo arquiteto Antonio Carlos Barossi.

Lançado originalmente no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em novembro de 2016, agora a publicação será relançada no prédio da Escola da Cidade, com a presença do arquiteto Antonio Carlos Barossi, que ministrará a aula aberta “A FAU e o Livro: Arquiteturas”.

O livro ‘O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas’ é uma realização da Editora da Cidade, que contou com patrocínio do CAU/SP, juntamente ao livro ‘Masp, estrutura, proporção, forma’, que investiga a obra icônica da arquiteta Lina Bo Bardi, lançada em 2015. O edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária (1969) e o Museu de Arte de São Paulo (1968) são as duas obras escolhidas como assunto dos primeiros volumes da série Obras Fundamentais, que visa publicar pesquisas sobre obras específicas de relevância na nossa história arquitetônica.

“O edifício da FAU, além da qualidade arquitetônica em si, é expressão e síntese do legado do arquiteto, militante progressista e professor Artigas, que influencia até hoje gerações de estudantes e profissionais pelo conjunto da arquitetura que produziu, pelas conquistas e pelas lições de sua ação política e social e pela referência como professor e pensador”, comenta Barossi.

Para este segundo livro, a Editora da Cidade convidou o arquiteto e professor Antonio Carlos Barossi, estudioso do edifício em questão, que trabalhou intensamente para esta publicação e agregou diversos autores especializados, além de organizar a produção dos desenhos, coordenada pelo arquiteto Guilherme Pianca Moreno, com participação de estudantes da Escola da Cidade e da FAU-USP. O apoio do pesquisador Felipe de Araújo Contier, que concluiu recentemente doutorado sobre o assunto, também foi muito importante tanto na colaboração com seus textos, como na revisão técnica, na configuração geral do livro e nas conversas ao longo do processo.

O livro traz a contribuição de 21 autores de diferentes áreas, gerações e visões de mundo, compondo um quadro em que pontos de vista diversos são expostos, se completam, às vezes se contradizem, mas sobretudo, exprimem a extensão das reflexões que a obra é capaz de promover. A publicação procura agrupar informações e abordagens já conhecidas para propiciar uma visão de conjunto da obra aos que já a conhecem e também apresentá-la de forma genérica e abrangente para aqueles que desejam conhecê-la, em particular estudantes que estão se aprofundando ou ingressando no universo da arquitetura como área do conhecimento. Inclui redesenhos que resgatam, com fidelidade, a obra como inaugurada, abordando gráfica e descritivamente seus componentes construtivos: das fundações ao mobiliário, passando pela estrutura, vedos, vãos, paisagismo, instalações e outros.

Nas palavras de Barossi, “uma das propriedades pretendidas para o livro foi expressar em si mesmo, como método e essência, uma das características primordiais do próprio edifício, que é propiciar a convergência das relações humanas, atribuindo caráter coletivo ao trabalho realizado em seu espaço. Esse foi o critério das participações, das inclusões e das referências, diretas ou indiretas, na sua produção.”

“Para a Editora da Cidade, tem sido um processo muito rico produzir esta série e agradecemos ao CAU/SP e todos os colaboradores que participaram desta publicação”, conclui o professor e editor da Escola da Cidade, Anderson Freitas.

Relançamento do livro O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas, (org.) Antonio Carlos Barossi. São Paulo: Editora da Cidade, 2016. [Série Obras Fundamentais, v. 2].

• Data: 09/06/17 (sexta-feira)
• Horário: 19h30 às 20h30
• Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65
• Mais informações: www.escoladacidade.edu.br ou pela página da Editora, no Facebook: www.facebook.com/editoradacidade

Somente nesse dia o livro será vendido com 50% de desconto.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Editora da Cidade promove relançamento do livro ‘O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas’, de Antonio Carlos Barossi" 06 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873047/editora-da-cidade-promove-relancamento-do-livro-o-edificio-da-fau-usp-de-vilanova-artigas-de-antonio-carlos-barossi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.