CAU/GO realiza exposição sobre a obra de Vilanova Artigas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) traz para Goiânia, a partir do dia 9 de junho, a obra de um ícone da arquitetura moderna brasileira: João Batista Vilanova Artigas. Com a exposição “Nos pormenores, um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, os arquitetos goianos e toda a sociedade poderão conferir desenhos artísticos, pranchas impressas de projetos e maquetes do arquiteto, autor de edificações autorais importantes, como o edifício Louveira (1946), o estádio do Morumbi (1953) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 1961).

A mostra será realizada no Centro Cultural UFG (CCUFG), localizado na Praça Universitária, e seguirá em cartaz até 4 de julho. O horário de funcionamento da exposição será de terça a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, o CCUFG funcionará apenas nos dias 10 e 24 de junho, das 10h às 16h.

“Artigas é uma das referências da arquitetura brasileira “, afirma o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga. “Sua concepção espacial soluciona, com pilares inusitados, os vazios e a racionalidade criados por suas estruturas. O evento será uma excelente oportunidade para os profissionais terem contato com uma arquitetura referência”.

Constam na programação maquetes da Casa Baeta e da Segunda Casa do Arquiteto, além do edifício Louveira, e também painéis do Hospital São Lucas, das Rodoviárias de Londrina e de Jaú, e da FAUUSP, entre outros. Os projetos de Vilanova Artigas foram executados na cidade de São Paulo e em municípios do interior do Estado, do Paraná e de Minas Gerais.

Nos dias 20, 22 e 27, haverá exibição de filmes, das 19h às 21h. Após a sessão, haverá debate sobre Arquitetura Moderna Brasileira com participação de professores de diversas escolas de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. O primeiro filme confirmado para projeção será o documentário “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”, com a presença do arquiteto e urbanista Lucas Jordano, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG.

A exposição “Nos pormenores, um universo” foi realizada pela primeira vez em Curitiba (PR), em 2015, por ocasião da data em que Vilanova Artigas faria 100 anos. Em Goiânia, trata-se de uma versão reduzida e adaptada ao espaço do CCUFG. É uma realização do CAU/GO em parceria com a Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) e o CCUFG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFG, o Museu Oscar Niemeyer e a Secretaria de Cultura do Paraná. Para a realização da mostra, o CAU conta com o patrocínio das empresas: Engie Brasil, Quadro Arquitetos, Flexi Base – Mobiliário Corporativo, SDF Arquitetura e Engenharia, EletroGYN Lâmpadas Especiais e HALL 9000 Produções.

“Nos pormenores, um universo – Centenário de João Vilanova Artigas”

  • Data: 9 de junho a 4 de julho
  • Horário: terça a sexta, 10h às 18h; sábado (somente 10 e 24 de junho), 10h às 16h
  • Local: Centro Cultural UFG
  • Endereço: Praça Universitária – Av. Universitária, 1533, setor Leste Universitário, Goiânia

Clássicos da Arquitetura: Edifício Louveira / João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

23 Dois prismas retangulares horizontais quase idênticos alinham-se por suas faces mais extensas com um afastamento de vinte metros entre eles, que dá lugar a um jardim. Uma rampa sinuosa elevada conecta ambos os prismas, e através de uma ramificação por um lado e uma escada por outro, conecta o par de prismas ao jardim central mais abaixo.

Clássicos da Arquitetura: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) / João Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

João Batista Vilanova Artigas inicia o projeto do edifício da FAU em 1961 com Carlos Cascaldi, seu colaborador em diversas obras realizadas no período.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "CAU/GO realiza exposição sobre a obra de Vilanova Artigas" 05 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872951/cau-go-realiza-exposicao-sobre-a-obra-de-vilanova-artigas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.