O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. Renée del Gaudio
  6. 2013
  7. Residência Sunshine Canyon / Renée del Gaudio

Residência Sunshine Canyon / Renée del Gaudio

  • 17:00 - 1 Junho, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Sunshine Canyon / Renée del Gaudio
Residência Sunshine Canyon / Renée del Gaudio, © David Lauer
© David Lauer

© David Lauer © David Lauer © David Lauer © David Lauer + 20

© David Lauer
© David Lauer

Descrição dos arquitetos. Essa residência, desenhada para um família de quatro pessoas, localiza-se no alto de uma colina em um cânion rochoso a 8 km da cidade de Boulder. Uma pequena cabana, rodeada por um denso bosque de pinos e abetos, ocupava o terreno antigamente até que, em 2010, o incêndio no Four Mile Canyon devastou esta propriedade, queimando a cabana e 4,5 hectares de árvores centenárias. Quando restava somente cinza, os únicos elementos que podiam ser vistos eram os afloramentos de granito, grandes inclinações e vistas expansivas recém reveladas. O terreno estéril aparecia misteriosamente na paisagem sem árvores.

Redescobrir a linguagem arquitetônica desta época - particularmente do patrimônio mineiro e agrícola da região - proporcionou a inspiração necessária para o desenho. Enquanto a forma da cobertura de duas águas da residência e os materiais rústicos remetem a linguagem vernácula da área, o desenho procura estabelecer um padrão próprio e reflexivo do seu contexto atual e localização geográfica.

© David Lauer
© David Lauer
Planta baixa - superior
Planta baixa - superior
© David Lauer
© David Lauer

A forma escalonada da casa proporciona um contrapeso às características rugosas do local. Um prominente afloramento de granito estabelece os dados e vincula o lar à paisagem através de uma passarela de aço. A estrutura é inserida na ladeira adjacente permitindo um visual em cascata abaixo dos contornos naturais do terreno.

Dois volumes lineares - um que contem o espaço familiar e o outro que contem os dormitórios - são posicionados um sobre o outro e giram para otimizar o acesso solar e capturar diferentes vistas desde cada habitação. As formas em balanço criam espaços sombreados e protegidos ou cheios de luz solar.

© David Lauer
© David Lauer

As vigas expostas (feitas com material 85% reciclado), o revestimento de aço oxidado e as portas de celeiro de tamanho industrial conectam visualmente a residência com as raízes rurais da comunidade mas servem, principalmente, para criar uma estrutura resistente ao fogo e sem manutenção. 

© David Lauer
© David Lauer

Uma matriz fotovoltaica de 3.5 kW, combinada com eletrodomésticos de alta eficiência e iluminação LED, produz uma fatura elétrica mensal de, em média, 9 dólares.

Isolamento de espuma de células fechadas e abertas, janelas de painel duplo ou triplo e persianas retráteis na porta são estratégias que mantem a casa fresca no verão e quente no inverno. A calefação é fornecida através de uma caldeira com 96% de eficiência, tubulação de piso radiante hidráulico e fogão à lenha. O plano aberto com poucas paredes, permite que a luz do dia ilumine o espaço e as brisas sejam filtradas naturalmente através de todos os cantos da residência. 

© David Lauer
© David Lauer

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência Sunshine Canyon / Renée del Gaudio" [Sunshine Canyon House / Renée del Gaudio] 01 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872653/residencia-sunshine-canyon-renee-del-gaudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.