Esqueça as casas na árvore: casas no penhasco são o futuro

Nas grandes cidades ao redor do mundo, terrenos edificáveis são muito disputados. Ao mesmo tempo, uma tendência contínua de migração urbana levou à escassez de habitação, inspirando uma variedade de soluções inovadoras por parte de arquitetos e designers. A empresa sueca Manofactory levou, literalmente, as soluções de habitação a um novo nível, questionando por que precisamos construir sempre no nível do solo. 

Muitos animais, incluindo pássaros, constroem seus ninhos em árvores, sob telhas ou em fendas de rochas acima do solo. Os seres humanos já constroem caixas de nidificação simples para os pássaros viverem, fazendo a Manofactory questionar por que não podemos construir caixas de nidificação para nós mesmos - uma casa simples com vários quartos, janelas e proteção climática. Visando as empenas rochosas de penhascos em todo o norte da Escandinávia, a empresa projetou o Nestinbox - uma pequena casa de madeira com estrutura metálica que é fixada nas empenas dos penhascos.

Esqueça as casas na árvore: casas no penhasco são o futuro - Mais Imagens+ 1

A fachada é revestida com tábuas horizontais de madeira para reduzir a altura percebida do edifício. Cortesia de Manofactory

Como se desafiasse a gravidade, Nestinbox paira livremente no ar com uma de suas faces encostada no penhasco. O processo de projeto começou com o plano geral de uma casa de pássaros - uma estrutura de madeira alta e leve com uma cobertura inclinada simples. Esta forma básica evoluiu para se tornar o lar funcional para um ou dois moradores. 

O interior organizado em torno de três pavimentos oferece espaços para uma vida compacta e funcional. Cortesia de Manofactory
A planta oferece 50 m² de área de estar, um quarto e um estúdio. Cortesia de Manofactory

Internamente, a casa é organizada em três pavimentos, com uma área de estar de 50 metros quadrados, semelhante ao padrão de unidades residenciais de cidades como Londres. Cada unidade contém uma cozinha e sala de jantar, sala de estar, banheiro, um quarto de casal e um espaço de estúdio que pode ser convertido em um segundo quarto. Uma escada em espiral central conecta os três andares, com um grande vazio no primeiro pavimento, criando uma sensação de amplitude, coesão e abertura, apesar do arranjo compacto.

Uma das fachadas Nestinbox pode não ter janelas, permitindo a combinação de várias unidades. Cortesia de Manofactory
Um vazio no nível intermédio proporciona a sensação de coesão. Cortesia de Manofactory

Crianças tem suas casas na árvore há séculos; finalmente os adultos tem algo tão legal quanto.

Via: Manofactory.

Big Ideas, Small Buildings: Some of Architecture's Best, Tiny Projects

Taschen's latest volume draws together the architectural underdogs that, despite their minute, whimsical forms, are setting bold new trends for design. When economies falter and construction halts, what happens to architecture? Rather than indulgent, personal projects, the need for small and perfectly formed spaces is becoming an economic necessity, pushing designers to go further with less.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Esqueça as casas na árvore: casas no penhasco são o futuro" [Forget Treehouses - Cliffhouses are the Future] 01 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872466/esqueca-as-casas-na-arvore-casas-no-penhasco-sao-o-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.