Click a Pé percorre Vila Mariana em edição beneficente

No domingo, dia 04 de junho, o projeto “Click a Pé” chega à sua 20ª edição, visitando institutos artísticos do bairro da Vila Mariana, em São Paulo (SP). O encontro inicial do grupo (que conta em cada edição com cerca de 400 inscritos) ocorre no museu Lasar Segall, dedicado à obra de um dos artistas mais significativos do Modernismo brasileiro. Divididos em turmas de 40 pessoas nas visitas internas, cada participante terá a oportunidade de registrar o endereço por dentro e por fora a partir de qualquer tipo de equipamento, seja câmera profissional, de bolso ou celular, e ainda trocar experiências, aprendendo macetes técnicos com uma equipe preparada, liderada pela fotógrafa Mariana Orsi, idealizadora do projeto.

Depois da primeira parada, que deve durar cerca de 1h30, o grupo segue para a Casa Modernista, com o objetivo de clicar esse ponto – dessa vez, a parte interna da casa não poderá ser fotografada com câmera profissional, apenas com celulares. “Nessa edição, a linha condutora será descobrir o movimento presente em duas construções importantes situadas na Vila Mariana, muitas vezes, desconhecidas pelos habitantes da cidade e até por moradores do bairro”, antecipa a fotógrafa.

Por volta das 13h, o grupo se encaminha para o stand de vendas do empreendimento Paseo Vila Mariana, das incorporadoras Stuhlberger e Hines, que patrocinam a 20ª edição do evento, onde ocorrerá uma confraternização de encerramento com a presença de food trucks.

Essa edição acontece em caráter beneficente, com arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas para o Núcleo Bezerra de Menezes (www.casadebezerra.com.br), que atende pessoas carentes na região.

Redescobrir o espaço urbano por meio de fotos, com caminhadas por pontos especiais da capital paulista e outras cidades, é uma das missões do “Click a Pé”. Em 2017, o projeto entra em sua segunda temporada, com novos destinos, mais atrações e muitas surpresas. Tudo de graça, para os amantes de São Paulo e da fotografia.

Mais sobre o Click a Pé:

Lançado em novembro de 2015, o projeto propõe a partir da produção fotográfica uma redescoberta das cidades, assim como incentiva a ocupação do espaço urbano, apura o olhar sobre o entorno e ainda reúne pessoas com interesses em comum, fomentando a discussão sobre arquitetura, urbanismo, história etc. Os destinos abrangem desde os cartões postais a lugares inusitados e até inacessíveis ao público em geral. “Qualquer um pode aproveitar o encontro ou para trocar experiências ou aprender mais, por exemplo, de composição e sobre leitura de projetos arquitetônicos”, diz Mariana Orsi, fotógrafa idealizado do projeto. Desde o lançamento, o “Click a Pé” já aconteceu três vezes em parceria com a Globo, sendo duas por meio das iniciativas “Verdejando” e “Arte na Rua” e uma terceira que levou o projeto para Paranapiacaba, distrito de Santo André, no Grande ABC. Já em julho de 2016, o “Click a Pé” teve edição extra no bairro paulistano do Ipiranga, apresentada pela Stella Artois e Casa Rauric. Em um único dia, foram produzidas milhares de imagens com o cálice da cerveja belga inserido nos ambientes de um antigo convento. Desse montante, mais de 400 foram exibidas – em formato polaroid - no “Coletivo Stella Artois” (https://goo.gl/1ubTEu), que ocupou um palacete tombado em Campos Elíseos, entre 20 e 21 de julho, e teve a fotografia como tema. A proposta do evento foi reunir artistas que tenham deixado alguma história pela qual serão lembrados e transformar estes enredos em uma experiência para ser vivida ao vivo.

Mais sobre MARIANA ORSI (www.marianaorsi.com.br):

Mariana Orsi é fotógrafa de arquitetura e idealizadora do Click a Pé. A vocação para as lentes despontou no início da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A formação acadêmica e a pós-graduação em Arquitetura Contemporânea pela Universidade Presbiteriana Mackenzie acabaram por nortear sua produção fotográfica. Além de projetos de arquitetura e interiores, também registra cenas urbanas e a relação do homem com a cidade. Seus ensaios estão nos principais veículos nacionais e internacionais da mídia especializada, como Architectural Digest, Urbana, Casa Vogue, Casa e Jardim, Casa Cláudia e Arquitetura & Construção, entre outros. Em 2015, criou o projeto de passeios fotográficos Click a Pé, que reúne por edição cerca de 300 pessoas. Em 2016, participou do Coletivo Stella Artois, apresentado o ensaio “Detalhes”, composto de fotos de um palacete localizado na esquina da Alameda Nothmann com Rua Guaianazes. Os cliques registram a luz natural que invade a residência entre o começo da manhã e o pôr do sol, suas variações de intensidade e o verde das jabuticabeiras centenárias do jardim ao redor. Também há as imagens que tomam emprestadas peças da cenografia do evento, forjando o diálogo entre a arquitetura clássica do palacete e o design contemporâneo de Felipe Potti para a Prototyp& Chão de Fábrica. E ainda as fotografias reveladoras de um outro morar, pontuado, por exemplo, pelas maçanetas rebuscadas e azulejos revestindo até o teto da cozinha, assim como o registro de detalhes ainda presentes na estrutura do casarão ou diluídos no contexto dos ambientes, que, vistos de tão de perto ou em perspectiva, podem ganhar do público outras representações e significados.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Click a Pé percorre Vila Mariana em edição beneficente " 30 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872458/click-a-pe-percorre-vila-mariana-em-edicao-beneficente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.