Mapas antigos mostram por que inventar coisas pode ser uma má ideia

É difícil imaginar um mundo inexplorado. Hoje, GPS e mapas de satélite nos guiam pelas cidades, sejam familiares ou novas, enquanto as técnicas de varredura e mapeamento estão gradualmente tirando último ar de mistério em relação aos territórios ainda inexplorados do planeta. No entanto, a elaboração de mapas nos séculos XVI e XVII era uma arte, ainda que bastante incerta e repleta de lacunas.

Primeiro mapa do Polo Norte (1606)

Septentrionalium Terrarum. Imagem © Gerard Mercator (Domínio Público)

O Septentrionalium Terrarum, concluído em 1606 por Gerard Mercator, apresenta o Polo Norte como uma enorme montanha rodeada por todos os lados pelo mar e quatro massas terrestres. Sem qualquer informação sobre o que estava "lá em cima", Mercator também descreveu características particulares para cada placa tectônica; de acordo com Atlas Obscura, "a de baixo à direita é supostamente o lar de 'pigmeus, cuja altura é de quatro pés' - provavelmente outra referência ao Inventio Fortunata, que descreveu grupos de pessoas de pequeno porte que vivem nas regiões polares."

Primeiro mapa do continente americano (1550)

ATabula novarum insularum, quas Diversis respectibus Occidentales & Indianas uocant, ou dito de outro modo, o primeiro mapa do continente americano feito por Sebastian Münster (1550) é o primeiro mapa conhecido a apresentar toda a América do Norte e do Sul em uma forma realmente continental. Enquanto a América do Norte é apresentada grosseiramente, visivelmente sem a compreensão da escala e distância , o esboço da América do Sul está ligeiramente mais perto da realidade.

Um dos primeiros mapas do continente africano (1573)

Prester John, ou, um mapa do Reino Abyssinian. Imagem © Abraham Ortelius (Domínio Público)

O Prester John, ou, um mapa do Reino Abyssinian por Abraham Ortelius (1573) é, por um lado, uma representação relativamente exata de uma porção da África em termos de contornos geográficos, mas é basicamente apenas isso. O mapa tinha a intenção de retratar as terras assumidas pelo lendário e extraordinariamente rico Rei Cristão Prester John - uma figura de status folclórico para os europeus do século XVI. Este monarca mitológico não existia de fato, mas, dada a escala do continente, temos que parabenizar Ortelius por sua proeza técnica.

The Phantom Atlas: The Greatest Myths, Lies and Blunders on Maps

Veja outros "mapas errados" na 1843 Magazine inspirada pelo The Phantom Atlas (Edward Brooke-Hitching).

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Mapas antigos mostram por que inventar coisas pode ser uma má ideia" [These Maps Show Why It's a Bad Idea To Make Things Up] 31 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872385/mapas-antigos-mostram-por-que-inventar-coisas-pode-ser-uma-ma-ideia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.