Arquitetura Paulistana: Urbanização do Sapé / Base Urbana + Pessoa Arquitetos

No encontro de número 46 do curso livre Arquitetura Paulistana, ministrado pelo arquiteto Marco Artigas, os alunos visitaram o projeto de urbanização da favela do Sapé, dos escritórios Base Urbana, liderado por Catherine Otondo e Marina Grinover e Pessoa Arquitetos, liderado por Jorge Pessoa. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Habitação Municipal de São Paulo e atende 2.500 famílias em condições precárias de moradia no bairro do Rio Pequeno, na zona oeste de São Paulo.

O conceito que estrutura o partido geral da urbanização da favela do Sapé é a costura urbana entre as duas margens do córrego a partir do desenho de espaços públicos. A leitura das condições físicas e sociais da comunidade denota uma descontinuidade urbana em vários níveis de precariedade. 

Assim o projeto constitui-se como ferramenta de inclusão na medida em que suas ações desenham oportunidades de conexão, encontro social, vivência e troca no espaço público urbanizado. Ao unir em desenho urbano, infra-estrutura e habitação, o projeto cria espaços para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade ambiental, a moradia, o lazer, o trabalho, possibilitando uma consciência de pertencimento que colabora para a manutenção e a melhoria da vida na cidade.

Assista à aula completa a seguir.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetura Paulistana: Urbanização do Sapé / Base Urbana + Pessoa Arquitetos" 23 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871873/arquitetura-paulistana-urbanizacao-do-sape-base-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.