Arena Verde / Stradivarie Architetti Associati

Arena Verde / Stradivarie Architetti Associati - Mais Imagens+ 15

Cavallino-Treporti, Itália
  • Arquitetos: Stradivarie Architetti Associati; Stradivarie Architetti Associati
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gianna Omenetto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  City Design, Proscavi srl
  • Colaboradores: Luca Passador, Luca Valeri, Simona Zoia, Federico Cicutto
  • Arquitetos Responsáveis: Claudia Marcon, Adriano Venudo, Diana Lohse, Elisa Monte, Elisa Crosilla, Mariacristina D’Oria
  • Cidade: Cavallino-Treporti
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem como objetivo reconstruir o espaço natural entre uma grande plataforma artificial projetada para veículos. Este pequeno espaço de escala humana: um refúgio para os humanos, fauna e flora. O desenho geral é bastante simples, e beira o brutalismo, mas fazia parte da intenção de introduzir uma pequena reflexão sobre a forma das árvores e a similaridade entre o comportamento das plantas e do homem em relação à sua "fragilidade".

Croqui
© Gianna Omenetto

O terreno era ocupado por uma série de pequenos edifícios, barraquinhas temporárias e ilegais. Estes foram demolidos na primeira fase do projeto, e todo material foi separados e diferenciado por tipo (inerte, madeira, metal, terra, areia, etc). Foram então triturados para se acrescentar substâncias aglutinadoras e obter um aglomerado durável mas ainda sim permeável. O projeto reutilizou toda a terra que foi limpa e aplicada de uma nova forma, criando uma "arena natural" apenas com o solo.

Croqui
Diagrama

O jardim está no centro de todo o setor e desempenha funções, assim como os agrupamentos naturais, como serviços e apoio às diversas atividades recreativas, comerciais, logística e demais atrações incluídas nesta grande plataforma artificial. 

O projeto propõe um processo de subtração para devolver um valor ambiental à toda a área de mercado com poucos elementos de valor existentes, como as árvores monumentais. O jardim do centro de tudo atuará como um espaço público mais permeável em seus usos e na cobertura do solo em meio à esta grande plataforma impermeável. 

Diagrama
© Gianna Omenetto

Descrição de Produto: Os materiais utilizados são baratos devido à reciclagem de muitos elementos da área - por exemplo, a escavação da terra para criar os degraus da arena natural.

O conglomerado da fundação sob o "calcestro", que foi utilizado para a estrutura geotécnica dos patamares do perímetro, possui características semi-permeáveis. Este material foi projetado especificamente para este projeto (Conglomerado de drenagem patenteado Stradivarie). 

Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cavallino-Treporti, Veneza, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arena Verde / Stradivarie Architetti Associati" [Green Arena / Stradivarie Architetti Associati] 22 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871665/arena-verde-stradivarie-architetti-associati> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.