SiCWB 2017 | Seminário Internacional de Curitiba | Ateliês de Projeto Urbano

A situação atual dos centros tradicionais das cidades brasileiras expressa resultados de ações dos diversos agentes que atuam naqueles espaços, sendo eles de natureza técnica, política, econômica, cultural e social. Nos anos 70 do século XX, a expansão urbana foi responsável por transformações territoriais que alteraram suas características originais, promovendo o esvaziamento populacional e paralelamente a diluição física e funcional do centro, que já não supria as necessidades de uma população em franco crescimento.

Em Curitiba esse processo foi intermediado pelo Plano Preliminar de Urbanismo de 1965, da Empresa SERETE, junto com o arquiteto Jorge Wilheim, que promoveu a dispersão da região central em dois grandes eixos lineares, implantado efetivamente nos anos 70. Os resultados iniciais desta ação contribuíram para dotar a cidade de um sistema de transporte reconhecido internacionalmente, mas os efeitos gerais do processo ainda podem ser avaliados nos dias atuais.

Sob tal perspectiva o SICWB 2007, I Seminário Internacional de Curitiba | Ateliês de Projeto Urbano, promovido pelo curso de arquitetura e urbanismo da UP, se propôs a avaliar as condições da paisagem urbana da região central de Curitiba, apresentando propostas para a requalificação do lugar. Tomava por base então os documentos legais e projetos de intervenção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, além de levantamentos e pesquisas prévias dos professores do curso. Passados dez anos, o SICWB 2017, em sua sexta edição, se propõe a reavaliar a região central, num momento que a Prefeitura recém aprovou seu novo Plano Diretor e está em vias de aprovação da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo.

TEMÁTICA

Para aprofundar os debates e direcionar as intervenções deste VI Seminário Internacional de Curitiba, os temas propostos resgatam a ideia de requalificação urbana do evento anterior, como objetivo final, mas expressam a necessidade de estudar transversalmente outras questões que contribuem para o entendimento do problema, como a da habitação na região central das grandes cidades e a da mobilidade urbana, compreendida numa perspectiva abrangente.

Com isso, amplia-se o leque de estudos e abre-se o seminário para contribuições diversas, do país e do exterior, que podem servir como inspiração e referência para intervenções a serem ser feitas em Curitiba.

CONVOCATÓRIA

Convidamos à participação: acadêmicos, profissionais, funcionários públicos em todos os níveis de governo, líderes de organizações sociais, e todos os interessados na temática proposta.

DATAS

10 DE JUNHO – envio de resumo expandido
30 DE JUNHO – divulgação de resultados
31 DE AGOSTO – envio de trabalho completo
05 a 13 DE OUTUBRO – realização do SiCWB 2017
06 DE OUTUBRO – apresentação de comunicações

NORMAS PARA ENVIO

Os interessados em submeter artigos para apresentação e publicação nos anais do evento devem enviar um resumo expandido de até 500 palavras. Os requisitos de conteúdo devem ser atendidos: a pertinência temática com o Seminário, clareza dos objetivos a serem desenvolvidos no artigo e relevância do referencial teórico.
Se for aceito, o artigo completo deve ser preparado de acordo com as diretrizes de submissão, que serão publicadas em 30 de junho.
Os arquivos devem ser enviados para sicwb.up@gmail.com

DIRETRIZES DE FORMATAÇÃO

O arquivo do resumo deve ser entregue no formato .doc ou .docx.
Informações necessárias: Título, subtítulo (se houver), Nome do(s) autor(es), titulação, filiação institucional, eixo temático, texto do resumo.
Formatação do texto: Texto em fonte Arial, tamanho 12, Parágrafos alinhados à esquerda. Título em caixa alta e em negrito. Margens 2,5 cm.

INSCRIÇÕES
de 1 a 15 de setembro de 2017.

PREÇOS

Apresentação de trabalhos com publicação nos anais: R$ 300,00.
Apresentação de trabalhos com publicação nos anais + participação em ateliês de projeto urbano: R$ 390,00.

COMITÊ CIENTÍFICO

Almir Francisco Reis (Prof. Dr. – UFSC)
Clovis Ultramari (Prof. Dr. – PUC – PR)
Giselle Chalub Martins (Profª Dra. – UNB)
Gislene Pereira (Profª Dra. – UFPR)
Jussara Maria Silva (Profª Dra. – UP) – (Coordenação)
Maria da Graça Rodrigues Santos (Profª Dra. – UP)
Renata Satiko Akiyama (Profª Dra. – UP)
Renato Tibiriça de Saboya (Prof. Dr. – UFSC)

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "SiCWB 2017 | Seminário Internacional de Curitiba | Ateliês de Projeto Urbano" 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871636/sicwb-2017-seminario-internacional-de-curitiba-atelies-de-projeto-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.