Residência Capote / ARKITITO Arquitetura

Residência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Escada, Cadeira, Janela, Viga, CorrimãoResidência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Mesa, Porta, Cadeira, EscadaResidência Capote  / ARKITITO Arquitetura - JanelaResidência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Bancada, Cozinha, Pia, CadeiraResidência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Mais Imagens+ 12

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: ARKITITO Arquitetura; ARKITITO Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vivi Spaco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Metalcema, Portobello, VanMar Serralheria
  • Autores: Chantal Ficarelli, Tito Ficarelli
  • Equipe Estudio: Carolina Ubach Pereira, Mariana Olha, Diego Ferreira
  • Paisagismo E Reuso De água : Incriatório
  • Reforço Estrutural : Valdeci Domingues
  • Architect In Charge: Tito Ficarelli
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Mesa, Porta, Cadeira, Escada
© Vivi Spaco

Descrição enviada pela equipe de projeto. A iluminada e ampla Residência Capote, localizada numa charmosa vila do bairro de Pinheiros em São Paulo, já foi uma vez um sobrado escuro e estreito.

Para transformar os espaços compartimentados em um salão único no térreo,  foi proposto pelo Arkitito uma reforma total,  que incluiu reforço com substituição de praticamente toda a estrutura da casa. Para conseguir os maiores vãos possíveis, mantendo o pé direito original, foi utilizada uma estrutura mista de vigas de aço recheadas com concreto.

Planta - Térreo
Planta - Superior
Corte

A opção por deixar os materiais em seu estado natural nasceu da premissa de gerar o mínimo de desperdício - por preocupações ambientais do proprietário e da equipe - e de um orçamento compacto, que exigiu a otimização de recursos, resultando numa estética naturalmente industrial do espaço.

O empenho da equipe de arquitetura, engenharia e paisagismo, com a enriquecedora  participação do cliente, alcançou eficientes resultados como a reutilização dos tijolos maciços, o reúso de água da chuva e dos lavatórios e a fabricação de tintas à base de terra.

Residência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Janela, Cadeira
© Vivi Spaco
Residência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Escada, Cadeira, Janela, Viga, Corrimão
© Vivi Spaco

Artista plástico, pesquisando incansavelmente novas técnicas, o cliente desenvolveu a química das tintas a partir de amostras de terra trazidas da fazenda de sua família em Minas Gerais. O resultado foi uma paleta de tons marrons e avermelhados que, harmonicamente, envolvem os aços oxidados e os tijolos reaproveitados.

O projeto luminotécnico para a casa deveria ser algo que se integrasse à arquitetura através de materiais que conversassem com a tipologia da construção. Por isso foram escolhidas luminárias de desenho simples e minimalista com acabamento marrom corten e grafite que dessem destaque `a luz que proporcionam e não ao seu aspecto decorativo.

Residência Capote  / ARKITITO Arquitetura - Janela, Corrimão
© Vivi Spaco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Capote / ARKITITO Arquitetura" 09 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871563/residencia-capote-arkitito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.