Residência MA / Cadaval & Solà-Morales

Residência MA / Cadaval & Solà-Morales - Mais Imagens+ 49

Tepoztlán, México
  • Arquitetos: Cadaval & Solà-Morales; Cadaval & Solà-Morales
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Colaboradores: Eduardo Alegre, Orsi Maza, Alexandra Coppieters
  • Projeto De Interiores: Martha Perez
  • Projeto Paisagístico: Martha Perez
  • Engenharia Estrutural: Ricardo Camacho de la fuente
  • Arquitetos Encarregados: Eduardo Cadaval e Clara Solà-Morales
  • Cidade: Tepoztlán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda da residência veio com a demanda explícita de realizar uma construção utilizando pedra como material principal. A decisão não responde necessariamente a razões estéticas, mas ao fato da pedra ser um material de uso comum na região e de ter um baixo nível de manutenção e custo por metro construído.

Diagrama de transição

A residência MA localiza-se nos arredores Tepoztlán, pequeno vilarejo pitoresco de origens pré-hispânicas que possui um centro urbano. A cerca de 60 km da Cidade do México, Tepoztlán caracteriza-se por seus dias ensolarados e temperados ao longo do ano, além de sua natureza exuberante. A água é um ator protagonista nas temporadas de chuva, momentos nos quais a vegetação demonstra a intensa vitalidade da natureza.

O projeto da residência MA é uma busca por uma espacialidade luminosa, ampla e confortável, que se constrói de um material a princípio rígido e incômodo, a pedra. Com vistas a duas cordilheiras espetaculares em posições frontais, e com vizinhos nos dois lados na direção oposta, a casa é um exercício volumétrico básico: abrir as vistas e os espaços principais às montanhas, e minimizar as aberturas nas laterais. Além disso determinou-se a definição de um pátio central e aberto, fenda que demarca o acesso à casa. Apesar disso, a residência está muito distante de ser uma casa-pátio, já que essas são construídas ao redor de um pátio central, referência a partir da qual são estabelecidas as circulações e todas as relações nesse tipo de projeto.

O funcionamento do projeto desenvolve-se através de seu perímetro externo: a casa é uma sucessão de espaços com usos diferenciados, que determina o limite de um quadrado regular. Tal continuidade de circulações regulares e perimetrais se sobrepõe a uma segunda estratégia de sucessão de espaços abertos e fechados: os espaços externos, esses pátios cobertos, intersectam o volume diagonalmente e rompem com a rigidez do funcionamento perimetral.

Finalmente, a residência se conforma na somatória de três pavilhões unificados por uma mesma cobertura, gerando dois pátios cobertos: uma cobertura contínua que se apoia sobre uma pedra estrutural entendida como textura, como material imponente e áspero que constrói o espaço, que desenha as vistas reforçando a potência da natureza. A casa é uma sequência de relações abertas e mutáveis com a natureza, que tem sempre como fundo as duas enormes cordilheiras de Tepoztlán.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MA / Cadaval & Solà-Morales" [MA House / Cadaval & Solà-Morales] 16 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871338/residencia-ma-cadaval-and-sola-morales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.