O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Cadaval & Solà-Morales
  6. 2016
  7. Residência MA / Cadaval & Solà-Morales

Residência MA / Cadaval & Solà-Morales

Residência MA / Cadaval & Solà-Morales
Residência MA / Cadaval & Solà-Morales

Residência MA / Cadaval & Solà-Morales Residência MA / Cadaval & Solà-Morales Residência MA / Cadaval & Solà-Morales Residência MA / Cadaval & Solà-Morales + 54

  • Arquitetos

  • Localização

    Tepoztlán, México
  • Arquitetos encarregados

    Eduardo Cadaval e Clara Solà-Morales
  • Área

    300.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Colaboradores

    Eduardo Alegre, Orsi Maza, Alexandra Coppieters
  • Projeto de interiores

    Martha Perez
  • Projeto paisagístico

    Martha Perez
  • Engenharia estrutural

    Ricardo Camacho de la fuente
  • Mais informações Menos informações
Implantação
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda da residência veio com a demanda explícita de realizar uma construção utilizando pedra como material principal. A decisão não responde necessariamente a razões estéticas, mas ao fato da pedra ser um material de uso comum na região e de ter um baixo nível de manutenção e custo por metro construído.

Diagrama de transição
Diagrama de transição

A residência MA localiza-se nos arredores Tepoztlán, pequeno vilarejo pitoresco de origens pré-hispânicas que possui um centro urbano. A cerca de 60 km da Cidade do México, Tepoztlán caracteriza-se por seus dias ensolarados e temperados ao longo do ano, além de sua natureza exuberante. A água é um ator protagonista nas temporadas de chuva, momentos nos quais a vegetação demonstra a intensa vitalidade da natureza.

O projeto da residência MA é uma busca por uma espacialidade luminosa, ampla e confortável, que se constrói de um material a princípio rígido e incômodo, a pedra. Com vistas a duas cordilheiras espetaculares em posições frontais, e com vizinhos nos dois lados na direção oposta, a casa é um exercício volumétrico básico: abrir as vistas e os espaços principais às montanhas, e minimizar as aberturas nas laterais. Além disso determinou-se a definição de um pátio central e aberto, fenda que demarca o acesso à casa. Apesar disso, a residência está muito distante de ser uma casa-pátio, já que essas são construídas ao redor de um pátio central, referência a partir da qual são estabelecidas as circulações e todas as relações nesse tipo de projeto.

O funcionamento do projeto desenvolve-se através de seu perímetro externo: a casa é uma sucessão de espaços com usos diferenciados, que determina o limite de um quadrado regular. Tal continuidade de circulações regulares e perimetrais se sobrepõe a uma segunda estratégia de sucessão de espaços abertos e fechados: os espaços externos, esses pátios cobertos, intersectam o volume diagonalmente e rompem com a rigidez do funcionamento perimetral.

Finalmente, a residência se conforma na somatória de três pavilhões unificados por uma mesma cobertura, gerando dois pátios cobertos: uma cobertura contínua que se apoia sobre uma pedra estrutural entendida como textura, como material imponente e áspero que constrói o espaço, que desenha as vistas reforçando a potência da natureza. A casa é uma sequência de relações abertas e mutáveis com a natureza, que tem sempre como fundo as duas enormes cordilheiras de Tepoztlán.

Corte
Corte
Cita: "Residência MA / Cadaval & Solà-Morales" [MA House / Cadaval & Solà-Morales] 16 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871338/residencia-ma-cadaval-and-sola-morales> ISSN 0719-8906