IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios / Campos Costa Arquitetos

IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Imagem 2 de 19IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Janela, Fachada, UrbanoIN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Imagem 4 de 19IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Janela, FachadaIN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Mais Imagens+ 14

  • Cliente : Município de Castro Verde
  • Cidade: Castro Verde
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Janela, Fachada, Urbano
© Walter Vinagre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no município de Castro Verde, no Baixo Alentejo, o centro de empresas IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios,tem-se manifestado, desde a sua inauguração em 2015, como grande propulsor de êxito para os empresários locais. Situa-se num lote com frentes para a Rua Manuel Assunção Mestre e a Rua da Olivença, representando um gaveto que remata um quarteirão que foi em tempos uma zona de casões agrícolas.

IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Janela, Fachada
© Walter Vinagre

A intervenção define-se em duas partes: por um lado, a recuperação de um característico casão existente e, por outro, o desenho de um novo edifício.

IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Janela
© Walter Vinagre
Planta
IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Janela, Fachada, Corrimão, Aido
© Walter Vinagre

O casão agrícola apresenta uma intervenção mínima. Não interferindo diretamente nas paredes existentes, possibilita-se uma leitura clara do espaço no seu interior, particularmente nas zonas com pé-direito duplo. O edifício novo, de modo complementar, vem rematar o quarteirão, evitando ganhar uma escala excessiva no seu enquadramento urbano. Por essa razão, o novo edificado materializa-se num volume de planos oblíquos relativamente às ruas. Gera-se assim, em seu redor e como parte integrante do seu lote, um novo espaço público para a cidade e também uma melhor possibilidade de perceção e coesão do novo edifício com a envolvente.

Axonométrica

O pátio, triangular e de pequenas dimensões, é o espaço de diálogo entre os dois volumes. Devido à sua posição, de reduzida exposição solar direta, apresenta-se como um local fresco e cumpre um desempenho bioclimático de arrefecimento. Também nesta ideia bioclimática, a fachada Sul, com pouca fenestração e um isolamento exterior de grande densidade, permite ganhos térmicos bastante assinaláveis. O comportamento passivo do edifício foi uma das preocupações de desenho, tendo em consideração as amplitudes térmicas da região. Formalmente, fez-se acompanhar as cotas da cumeeira do “casão” na nova cobertura, privilegiando assim uma relação entre estes dois vocabulários formais que, embora distintos, se conseguem integrar de modo simbiótico na linguagem do contexto.

IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios  / Campos Costa Arquitetos - Janela, Urbano
© Gonçalo Pacheco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:7780 Castro Verde, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "IN CASTRO – Centro de Ideias e Negócios / Campos Costa Arquitetos" 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871314/in-castro-nil-centro-de-ideias-e-negocios-campos-costa-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.