Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24 7 Arquitetura

Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 2 de 20Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 3 de 20Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 4 de 20Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 5 de 20Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: 24 7 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  71
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miro Martins
  • Autores: Gustavo Tenca, Giuliano Pelaio, Inácio Cardona, Cláudia Strutz
  • Arquitetura E Interiores: 24 7 Arquitetura
  • Administração E Gerenciamento De Obra: Coletivo Obras
  • Cidade: Campinas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 4 de 20
© Miro Martins

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento, localizado no bairro do Cambuí em Campinas/SP, já possui uma planta livre, com espaços integrados e contínuos, e teve como proposta principal a delimitação dos ambientes através apenas dos mobiliários. A ideia foi criar um espaço que facilmente poderá ser modificado no futuro, podendo receber mais um dormitório com a relocação do mobiliário.

Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 19 de 20
Planta

Na entrada, foi posicionado uma bancada alta e retilínea que faz toda a recepção social do apartamento, é nesse local que ocorre a conexão dos espaços de sala de TV e jantar com a cozinha. A proposta foi criar esse ambiente mais informal onde os moradores se relacionam, principalmente quando recebem amigos e familiares.

Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 6 de 20
© Miro Martins

A opção do projeto em privilegiar os usos sociais do apartamento, fez com que a lavanderia fosse parcialmente escondida e que compartilhasse o espaço com a cozinha e a varanda. A marcenaria ripada de carvalho esconde um pequeno tanque e a máquina de lavar roupas se encaixa sob a pedra de granito São Gabriel preto. Na varanda foi criado uma pequena bancada, próxima ao guarda-corpo, que recebeu uma churrasqueira elétrica embutida e que proporciona mais um ambiente de integração e socialização dos moradores. Ali também foi pensado um importante elemento, a horta vertical, que fica em bags de tecido impermeável, e que traz à cozinha a experiência de cultivo urbano de plantas de pequeno porte.

Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 11 de 20
© Miro Martins

Os elementos de piso e forro, juntamente com um pilar central do apartamento foram mantidos em concreto aparente e se tornaram protagonistas da estética dos ambientes, ganhando no forro, ainda mais força com a iluminação executada com spots e tubulações aparentes, toda iluminação utiliza lâmpadas de LED para reduzir o consumo de energia e ter uma durabilidade maior. A marcenaria toda em carvalho é o que divide o ambiente íntimo do social e o que delimita a área da cozinha e lavanderia, a utilização da mesma madeira em todos os ambientes busca criar uma identidade única para o apartamento.

Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 10 de 20
© Miro Martins

A orientação leste das janelas principais (sala e dormitório), traz uma iluminação intensa para esses ambientes no período da manhã, fazendo necessário o uso de uma persiana rolô e aplicação de película no vidro para redução do calor e bloqueio dos raios UV.Ao longo do dia os espaços não sofrem tanto com a insolação e no período da noite o apartamento tem uma temperatura agradável, reduzindo bastante a necessidade de ar condicionado.

Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24 7 Arquitetura - Imagem 16 de 20
© Miro Martins

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campinas - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24 7 Arquitetura" 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871246/apartamento-maxhaus-cambui-ii-2-arquitetura-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.