O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. 24.7 arquitetura design
  6. 2016
  7. Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design

Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design

  • 05:00 - 28 Maio, 2017
Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design
Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24.7 arquitetura design, © Miro Martins
© Miro Martins

© Miro Martins © Miro Martins © Miro Martins © Miro Martins + 20

© Miro Martins
© Miro Martins

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento, localizado no bairro do Cambuí em Campinas/SP, já possui uma planta livre, com espaços integrados e contínuos, e teve como proposta principal a delimitação dos ambientes através apenas dos mobiliários. A ideia foi criar um espaço que facilmente poderá ser modificado no futuro, podendo receber mais um dormitório com a relocação do mobiliário.

Planta
Planta

Na entrada, foi posicionado uma bancada alta e retilínea que faz toda a recepção social do apartamento, é nesse local que ocorre a conexão dos espaços de sala de TV e jantar com a cozinha. A proposta foi criar esse ambiente mais informal onde os moradores se relacionam, principalmente quando recebem amigos e familiares.

© Miro Martins
© Miro Martins

A opção do projeto em privilegiar os usos sociais do apartamento, fez com que a lavanderia fosse parcialmente escondida e que compartilhasse o espaço com a cozinha e a varanda. A marcenaria ripada de carvalho esconde um pequeno tanque e a máquina de lavar roupas se encaixa sob a pedra de granito São Gabriel preto. Na varanda foi criado uma pequena bancada, próxima ao guarda-corpo, que recebeu uma churrasqueira elétrica embutida e que proporciona mais um ambiente de integração e socialização dos moradores. Ali também foi pensado um importante elemento, a horta vertical, que fica em bags de tecido impermeável, e que traz à cozinha a experiência de cultivo urbano de plantas de pequeno porte.

© Miro Martins
© Miro Martins

Os elementos de piso e forro, juntamente com um pilar central do apartamento foram mantidos em concreto aparente e se tornaram protagonistas da estética dos ambientes, ganhando no forro, ainda mais força com a iluminação executada com spots e tubulações aparentes, toda iluminação utiliza lâmpadas de LED para reduzir o consumo de energia e ter uma durabilidade maior. A marcenaria toda em carvalho é o que divide o ambiente íntimo do social e o que delimita a área da cozinha e lavanderia, a utilização da mesma madeira em todos os ambientes busca criar uma identidade única para o apartamento.

© Miro Martins
© Miro Martins

A orientação leste das janelas principais (sala e dormitório), traz uma iluminação intensa para esses ambientes no período da manhã, fazendo necessário o uso de uma persiana rolô e aplicação de película no vidro para redução do calor e bloqueio dos raios UV.Ao longo do dia os espaços não sofrem tanto com a insolação e no período da noite o apartamento tem uma temperatura agradável, reduzindo bastante a necessidade de ar condicionado.

© Miro Martins
© Miro Martins

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design" 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871246/apartamento-maxhaus-cambui-ii-2-arquitetura-design> ISSN 0719-8906