O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. 24.7 arquitetura design
  6. 2016
  7. Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design

Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design

  • 05:00 - 28 Maio, 2017
Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design
Apartamento MaxHaus Cambuí II  / 24.7 arquitetura design, © Miro Martins
© Miro Martins

© Miro Martins © Miro Martins © Miro Martins © Miro Martins + 20

© Miro Martins
© Miro Martins

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento, localizado no bairro do Cambuí em Campinas/SP, já possui uma planta livre, com espaços integrados e contínuos, e teve como proposta principal a delimitação dos ambientes através apenas dos mobiliários. A ideia foi criar um espaço que facilmente poderá ser modificado no futuro, podendo receber mais um dormitório com a relocação do mobiliário.

Planta
Planta

Na entrada, foi posicionado uma bancada alta e retilínea que faz toda a recepção social do apartamento, é nesse local que ocorre a conexão dos espaços de sala de TV e jantar com a cozinha. A proposta foi criar esse ambiente mais informal onde os moradores se relacionam, principalmente quando recebem amigos e familiares.

© Miro Martins
© Miro Martins

A opção do projeto em privilegiar os usos sociais do apartamento, fez com que a lavanderia fosse parcialmente escondida e que compartilhasse o espaço com a cozinha e a varanda. A marcenaria ripada de carvalho esconde um pequeno tanque e a máquina de lavar roupas se encaixa sob a pedra de granito São Gabriel preto. Na varanda foi criado uma pequena bancada, próxima ao guarda-corpo, que recebeu uma churrasqueira elétrica embutida e que proporciona mais um ambiente de integração e socialização dos moradores. Ali também foi pensado um importante elemento, a horta vertical, que fica em bags de tecido impermeável, e que traz à cozinha a experiência de cultivo urbano de plantas de pequeno porte.

© Miro Martins
© Miro Martins

Os elementos de piso e forro, juntamente com um pilar central do apartamento foram mantidos em concreto aparente e se tornaram protagonistas da estética dos ambientes, ganhando no forro, ainda mais força com a iluminação executada com spots e tubulações aparentes, toda iluminação utiliza lâmpadas de LED para reduzir o consumo de energia e ter uma durabilidade maior. A marcenaria toda em carvalho é o que divide o ambiente íntimo do social e o que delimita a área da cozinha e lavanderia, a utilização da mesma madeira em todos os ambientes busca criar uma identidade única para o apartamento.

© Miro Martins
© Miro Martins

A orientação leste das janelas principais (sala e dormitório), traz uma iluminação intensa para esses ambientes no período da manhã, fazendo necessário o uso de uma persiana rolô e aplicação de película no vidro para redução do calor e bloqueio dos raios UV.Ao longo do dia os espaços não sofrem tanto com a insolação e no período da noite o apartamento tem uma temperatura agradável, reduzindo bastante a necessidade de ar condicionado.

© Miro Martins
© Miro Martins

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MaxHaus Cambuí II / 24.7 arquitetura design" 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871246/apartamento-maxhaus-cambui-ii-2-arquitetura-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.